Desta vez, os agentes da Defesa Civil receberam treinamento baseado no método Start, que facilita o atendimento onde o número de vítimas é grande


Em Guarujá, cerca de dez agentes da Defesa Civil receberam mais um treinamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192. Desta vez, a abordagem foi o Método Start, trazendo soluções para atendimento emergencial em situações desbalanceadas entre vítimas e socorristas. O treinamento aconteceu na Base do Samu (Jardim Boa Esperança), na última sexta-feira (7).


A abordagem Start vem do inglês simple triage and rapid treatment, que significa triagem simples e tratamento rápido. O método é baseado em divisão por cores e utilizado quando a oferta de profissionais capacitados é alta, e a demanda menor. Consiste, ainda, em questionar a vítima com perguntas simples e precisas para diagnosticar a situação.


No treinamento, foi apresentado o ‘kit de desastre’, que possui lonas de várias cores, em preto, vermelho, amarelo e verde, que indicam a gravidade e onde cada paciente será alocado. Além disso, foram demonstradas manobras de primeiros socorros que são utilizadas após a divisão das vítimas.


O instrutor da capacitação, Tarcísio Alves, faz parte do Núcleo de Educação Permanente do Samu. Ele destaca a necessidade deste treinamento aos agentes para que eles saibam como proceder em situações de vulnerabilidade. “A capacitação foi solicitada pela Defesa Civil. É necessário que eles saibam como agir em situações críticas, como deslizamentos. É um norte para eles, para que salvem mais vidas”, destaca.


Uma das agentes capacitadas foi Bruna Leandra Santagueda, que demonstrou bastante interesse em aprender as novas instruções. “Antes de qualquer coisa é necessário ligar 192. Interessante a organização em lonas, já que todos estarão nos lugares corretos. Gostei do treinamento. Foi enriquecedor”, analisa.