Reunindo mais de 350 participantes, evento proporcionou atividades lúdicas destinadas a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Há quatro anos, crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tornam a Praia de Pitangueiras, em Guarujá, mais colorida no Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. A quarta edição da celebração, que ocorreu na última terça-feira (2), foi promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas (Apaag) e contou com o apoio da Prefeitura de Guarujá, em um dia repleto de atividades esportivas e lúdicas.

O evento reuniu cerca de 350 pessoas, entre pais, crianças e adolescentes com o transtorno atendidos pela organização na Praia de Pitangueiras, no trecho em frente à Praça das Bandeiras. Com diversas atrações, como vôlei adaptado, circuito motor, futebol, banho de mar com cadeiras anfíbias, atividades na água e atividades lúdicas, como pintura no rosto, música e dança.

Para a coordenadora operacional da Apaag, Marluce Queiroz, eventos como esse são uma forma de celebrar as habilidades e talentos das pessoas autistas, promovendo a autoestima, autoconfiança e conscientização. “Buscamos viabilizar oportunidades de interação social e integração em um ambiente inclusivo e acolhedor, propiciando atividades adaptadas às suas necessidades sensoriais e de comunicação. Com isso, incentivando a aceitação e a compreensão do autismo pela sociedade, além de oferecer suporte emocional e conexão com outras pessoas que compartilham experiências semelhantes”, destacou.

Ainda segundo a coordenadora, a compreensão sobre o transtorno é fundamental para a inclusão. “Criar ambientes inclusivos e acessíveis, oferecer oportunidades de emprego e educação adaptada, além de oferecer apoio emocional e prático às famílias de pessoas autistas. A empatia, a compreensão e a disposição para aprender são essenciais para construir uma sociedade mais inclusiva”, completou.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, José Roberto Galvão, reforça a importância da integração e do apoio a pessoas com o TEA. “É dever do poder público, dentro da Secretaria de Educação  e Secretaria de Esporte e Lazer  acolher essas crianças e fazer com que eles sejam incluídos na sociedade, dentro dos projetos esportivos e programas educacionais e, assim, que se sintam valorizados e compreendidos a cada dia”, pontuou o secretário.