Estudantes da Escola Municipal Benedicta Blac Gonzalez produziram obras voltadas para suas visões do bairro onde moram; ao final, haverá premiação

Em Guarujá, os estudantes da Escola Municipal Benedicta Blac Gonzalez, no Perequê, expuseram suas produções na amostra “Perequê: um lugar de muitas cores”. A proposta, pensada pela professora de Artes, Renata Santos, é retratar a visão dos alunos sobre o bairro em que moram. As melhores obras foram escolhidas por voto popular e seus artistas foram premiados com medalhas e brindes.

Para a educadora, essa é uma oportunidade de explorar talentos e a percepção de mundo das crianças e adolescentes. “Sinto muita falta dos alunos serem protagonistas e terem momentos de expressão, por isso abri inscrições para aqueles que queriam tentar algo diferente”, comenta. A aluna do 7º ano, Alice, concorda: “Eu usei aquarela pela primeira vez!”, contou a jovem.

A ação faz parte de um extenso cronograma voltado para as artes. No primeiro bimestre, aconteceu o evento ‘MusicFest’, onde alguns representantes da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) foram jurados, virando cadeiras para os participantes que cantassem bem. “Foi uma espécie de The Voice muito especial, porque alguns alunos nunca tinham participado de um karaokê e eu tive aluno tocando até saxofone”, comentou a professora.

Em agosto, será apresentado o “DanceFest”, com 35 grupos inscritos. Para sua realização, a docente pede que os alunos selecionem uma música e pensem em uma coreografia. “É uma expressão completamente deles, mas, sempre supervisionada”, comentou. Já em alusão às artes teatrais, uma performance de cosplay, onde os adolescentes se vestirão como um personagem e o interpretarão, será organizada.

No caso das artes visuais, a educadora escolheu trabalhar durante todo o ano letivo, diluindo o cronograma de ensino pelos quatro bimestres. Assim, a “ExpoArts”, voltada para interpretações sobre a cultura indígena, foi realizada no início do ano. Além da exposição atual “Perequê: um lugar de muitas cores”, que teve seus artistas premiados durante a festa junina da Escola, na última terça-feira (19). Ao longo do evento foram abordados os temas folclore brasileiro e consciência negra.