Ao todo, quatro gestantes visitaram o espaço, com direito a instruções sobre o dia do parto

Quatro gestantes, todas pacientes da Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho, puderam visitar a maternidade do Hospital Santo Amaro (HSA), em Guarujá.  Elas conheceram as dependências do local, que faz o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS) e todos os procedimentos realizados antes, durante e após o parto. A visita aconteceu no último dia 9 e foi viabilizada pela Prefeitura de Guarujá, através da Secretaria de Saúde (Sesau).

Para a gestante Beatriz Machado, 19 anos, a visita foi uma experiência diferenciada. O nascimento de sua filha, que terá o nome Jade, está previsto para junho. “Achei as dependências do Hospital incríveis. Foi uma boa experiência e que vai me tranquilizar muito quando ela nascer”, analisou.

O processo inicia a partir do momento que a futura mãe entra no hospital, ao ficarem na sala preparatória, onde entram em trabalho de parto e esperam a hora correta para ter a criança. Na sala de parto, as gestantes são acompanhadas pelo obstetra, pediatra e uma enfermeira. Após o nascimento do bebê, as mães são encaminhadas para a sala pós-parto, com um berço ao lado da cama.

Na maternidade SUS, o HSA disponibiliza todos os testes fundamentais para o recém-nascido, como o teste do pezinho. Além disso, eles recebem alta após registro no cartório do local e tomam as vacinas contra hepatite B e a BCG, que protege contra a tuberculose.

A gerente da Usafa Jardim Boa Esperança, Maria Rosa de Souza, destacou que a visita das gestantes ao Hospital é uma forma de humanizar o parto. “O momento é de ansiedade para as mães. Conhecer como funciona o lugar onde elas darão à luz as tranqüiliza para que o parto seja menos estressante”, comentou.