Evento integrou a programação do aniversário de 90 anos da Cidade

O Programa Patrulha Maria da Penha de Guarujá celebrou cinco anos de atuação de proteção à mulher. Para marcar a data, a Prefeitura de Guarujá promoveu o encontro “Fortalecendo Laços pela Proteção e Empoderamento das Mulheres”. A ação aconteceu na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá,  e contou com palestras e a  participação de autoridades de segurança pública e do Judiciário.

O prefeito de Guarujá ressaltou a representatividade da Guarda Civil Municipal (GCM) e a iniciativa que salva vidas. “A nossa Guarda Municipal é referência na Baixada Santista e hoje parabenizamos, por mais um trabalho de excelência, que protege a mulher de todo o tipo de violência”, afirmou o prefeito de Guarujá.

Já a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá, destacou a importância da nova sede da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e os esforços do FSS para viabilizar o espaço. “Sempre me sensibilizei e lutei para que este feito fosse realizado. Com grande alegria que comemoramos o quinto aniversário da Patrulha Maria da Penha e a renovação do convênio com o Ministério Público. Estou feliz pelo desempenho de todos nesta conquista. As mulheres de nossa Cidade, vítimas de violência, contam com um atendimento digno, mantendo esperança em suas vidas”, pontuou.

Medida assegura proteção a mulheres vítimas de violência

A iniciativa foi instituída pelo Decreto Municipal 13.045/2019 para a proteção de mulheres em situação de violência, por meio da atuação preventiva e comunitária da Guarda Civil Municipal (GCM). O trabalho é articulado entre a Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon), Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), Ministério Público do Estado de São Paulo e Delegacia de Defesa da Mulher.

Em março, a Patrulha completou cinco anos de proteção à mulher. Neste período, foram atendidos mais de 816 casos de medida protetiva. Foram registrados, ainda, mais de 40 detenções de autores por descumprimento, por meio de acionamentos via central 153 ou durante as visitas de rotina.

Programação

O encontro contou com três palestras entre elas: “Idealização do Programa Guardiã da Patrulha Maria da Penha”, ministrada pelo promotor de Justiça, Renato dos Santos Gama, que fez um panorama da legislação de proteção à mulher e parabenizou o trabalho realizado em Guarujá.

“Esse programa é essencial para romper o ciclo de violência. Por meio dos acompanhamentos e visitas a Patrulha Maria da Penha evitou inúmeros feminicídios na Cidade”, elogiou o promotor Renato Gama.

A segunda teve como tema: “Patrulha Maria da Penha: seleção e acompanhamento dos casos”, promovida pela promotora de Justiça, Juliana Montsuma Lacerda Haddad. Já a terceira pontuou os “Aspectos técnicos e operacionais da Patrulha Maria da Penha”, conduzida pela coordenada da Patrulha Maria da Penha, Adriana Midori Makimoto Barboza.

“É uma alegria celebrar esses cinco anos do programa, que é sinônimo de muito trabalho, luta e dedicação. Muitas vidas foram salvas e transformadas por essa iniciativa”, afirmou Adriana Midori.