A Praia do Tombo poderá manter recorde em certificações no continente, sendo referência ambiental; Iate Clube de Santos também foi selecionado para a renovação do selo

Por mais um ano, Guarujá é destaque em sustentabilidade, já que a Praia do Tombo foi selecionada para ganhar o selo ‘Bandeira Azul’ pelo 15º ano consecutivo. O anúncio foi realizado neste mês, após análise de 38 critérios pelo júri nacional da Foundation for Environmental Education (FEE), uma Organização Não Governamental (Ong) dinamarquesa. A orla é recordista em certificações na América do Sul, sempre cumprindo todos os requisitos.

A premiação anual tem o objetivo de promover melhor qualidade ambiental, enquanto fomenta o turismo nas regiões costeiras. Os juízes nacionais analisaram normas como qualidade da água, serviços e educação ambiental de 56 concorrentes inscritos, selecionando 38 praias e 11 marinas espalhadas pelo Brasil.

O Iate Clube de Santos, em Guarujá, também foi um dos aprovados na fase nacional entre as marinas para renovar a certificação pelo terceiro ano consecutivo. Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática, as conquistas são resultado dos investimentos em infraestrutura. “Premiações deste nível agigantam o reconhecimento de Guarujá como referência em turismo e sustentabilidade”, destaca o titular da pasta.

Anúncio final

O resultado dos locais certificados será decidido em setembro, em reunião do Júri Internacional em Copenhague, capital da Dinamarca. Já os resultados, serão divulgados em outubro e a cerimônia de entrega nacional da Bandeira Azul acontecerá em 1º de novembro, em Salvador, na Bahia.

Na solenidade, também serão premiados os destaques em educação ambiental desenvolvidos na temporada anterior. Além disso, os habilitados concorrerão  ao prêmio de Boas Práticas Internacional, onde todos os locais do hemisfério sul disputarão entre si.

Grandes órgãos

Neste ano, o Júri Nacional do Programa Bandeira Azul foi composto por membros do Ministério do Turismo (MTur), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Instituto Ambientes em Rede (IAR), Associação Náutica Brasileira (Acatmar), Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).