Ao todo, 18 gestantes participaram da entrega simbólica, no Paço Moacir dos Santos Filho

Na manhã da última terça-feira (18), 18 gestantes receberam, simbolicamente, kits de enxovais, doados pela Prefeitura de Guarujá. Até o final do ano, serão entregues, 250 enxovais para gestantes que são pacientes das unidades de saúde da rede municipal e fazem acompanhamento do pré-natal. A entrega foi no Paço Moacir dos Santos Filho, como parte das comemorações de 90 anos de Emancipação Político-administrativa do Município.

O objetivo é conscientizar a mãe a não faltar nas consultas, já que a frequência e adesão são requisitos para que a gestante ganhe o kit. “É com grande satisfação que estamos aqui, presenteando estas mães com estes enxovais. Tudo foi feito com muito carinho, para aquelas mães que, por alguma dificuldade, não conseguiram montar o seu enxoval”, comentou a diretora de Atenção Básica da Prefeitura.

A secretária adjunta de Gestão de Saúde Pública, comentou que a entrega dos kits é um sonho realizado. “Significa um vínculo que queremos ter com cada gestante, mesmo após o nascimento do bebê. A Secretaria de Saúde está sempre de portas abertas”.

“É uma manhã de felicidade reunir estas futuras mães para a entrega dos enxovais. Esta é uma das ações implementadas com o intuito de redução da taxa de mortalidade, que é a menor em 18 anos”, ressaltou o secretário adjunto.

O prefeito agradeceu às gestantes que participaram do ato. “Fica aqui a nossa gratidão a todas que compareceram, bem como a todas as gerentes das unidades básicas de saúde, que tanto se dedicam para o bom atendimento da população”. Em seguida, ele fez a entrega de três enxovais.

Elenalda Bertoso dos Santos, que faz o pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) Morrinhos, está com 36 semanas de gestação de um menino, o Murilo, e considera o pré-natal indispensável. “As consultas são importantes para minha saúde e da criança. A equipe do Morrinhos é muito acolhedora e receber esse enxoval é gratificante e ajuda bastante as mães que não têm condições”.

A futura mamãe da Lívia, Jhennifer Thalita Pereira Ferreira, que está na 24ª semana de gravidez elogiou o atendimento recebido na UBS Vila Alice. “É muito bom. Muito diferente de onde eu morava (São Paulo). As consultas são rápidas, os exames também são rápidos. É muito bom receber esse enxoval e saber que a prefeitura tem essa preocupação”.