Prefeito já assinou ordem de serviço e obras começarão no próximo mês de julho; estudantes serão remanejados para o Cecap

A Prefeitura de Guarujá fará mais uma intervenção histórica na rede municipal de ensino: a reforma completa da Escola Professora Ivonete da Silva Câmara (Avenida Vereador Luiz Carlos Romazzini, 18 - Jardim Conceiçãozinha, em Vicente de Carvalho). O prefeito assinou a ordem de serviço na última quinta-feira (20), no campus da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), em programação do aniversário de 90 anos da Cidade, celebrado em 30 de junho.

No evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) junto de estudantes da unidade contemplada e representantes do Poder Executivo e do Legislativo, o prefeito anunciou que o investimento será de R$ 1.782.674,54. O valor provém do tesouro municipal e a obra será executada por uma empresa contratada, vencedora de processo licitatório. A execução do contrato será acompanhada e fiscalizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Seinfra), por se tratar de obras de engenharia.

Com início previsto para a segunda quinzena do próximo mês de julho, as intervenções devem ser concluídas em 12 meses. O pacote inclui a reforma e reestruturação completa da unidade, com serviços de pequeno a grande porte. Uma das maiores será no teto, que terá os forros de madeira substituídos por laje de concreto, estrutura metálica de sustentação e telhas de fibrocimento e termo acústicas.

O sistema de drenagem e o piso serão totalmente trocados, assim como os banheiros ganharão benfeitorias significativas. Eles serão revitalizados e equipados com novos aparelhos sanitários, divisórias, revestimento e pintura.

As paredes também serão repaginadas com pintura, assim como haverá renovação dos sistemas hidráulico e elétrico. Outro diferencial será a modernização da diretoria escolar, sala dos professores e de orientação educacional, além da cozinha, que ganharão layouts inéditos, para que haja o melhor aproveitamento dos espaços.

O secretário de Educação de Guarujá, explicou que não à toa escolheram a Unoeste para anunciar a novidade. “Já estivemos aí e sonhamos, como vocês. Só vamos além quando temos pessoas que acreditam em nosso potencial, como pais, amigos, irmãos e principalmente os professores. Sabemos da importância que essa reforma tem para a Cidade e esperamos que, com a escola renovada, vocês tenham mais fôlego para se preparar e buscar a profissão que escolherem”, destacou.

Onde os estudantes serão assistidos?

No segundo semestre deste ano, os cerca de 460 estudantes da unidade matriculados no Ensino Fundamental 1 e 2 terão aulas no Centro de Capacitação (Cecap) Carmine Felippeli. O equipamento fica  na Rua Ceará, s/nº, no Jardim Santense, no Distrito de Vicente de Carvalho, e a Seduc garantirá a locomoção segura das crianças por meio do fornecimento de transporte escolar gratuito.

O estudante Paulo Henrique Silva comemorou a notícia junto a sua turma do 6° ano B. Ele contou que está ansioso para ver como a escola ficará. “Meu sonho é ter uma unidade mais espaçosa para recebermos palestras e autoridades convidadas. Hoje, quando fazemos um evento, precisamos usar a quadra. Esperamos que fique bem bonito”, finalizou.

A diretora unidade, Cida Antunes, agradeceu a Prefeitura e o time envolvido para que a obra saia do papel. “Há muitos anos estamos esperando por essa reforma. Os pais das crianças estão muito felizes e, em nome de toda a comunidade escolar, deixo o nosso muito obrigado”, reforçou.