A entrega aconteceu nesta quinta-feira (20) e faz parte das comemorações do aniversário de 90 anos da Cidade

Com a missão de melhorar a qualidade de vida da população como incentivo à prática de atividade física, a Prefeitura de Guarujá entregou uma nova academia municipal, localizada no Esporte Clube Santa Rosa (Avenida Artur Paixão, 193 – Vila Ligya). O evento ocorreu nesta quinta-feira (20) e a academia funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas. A entrega faz parte das comemorações do aniversário de 90 anos de emancipação político-administrativa da Cidade.

A nova academia é um espaço de 250 m², com capacidade para 300 pessoas e 31 aparelhos de musculação, de uso gratuito para os atletas do ECSR. Para o público externo, é cobrada uma taxa de apenas R$ 30,00 mensais destinados à manutenção dos aparelhos, a inscrição é feita diretamente na secretaria do local. Com o custo de R$ 300 mil, a iniciativa foi viabilizada por meio de emenda parlamentar.

Em seu discurso, o prefeito destacou a alegria que é realizar esse sonho. “Temos que fazer sempre o nosso melhor, arregaçar as mangas, planejar e trabalhar e com isso fazer com que coisas boas aconteçam. Estou muito feliz porque a inauguração dessa academia é um sonho que prepara, condiciona, traz saúde e formação ao munícipe de Guarujá”, disse ele.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, segue a mesma linha sobre o incentivo à saúde. “É uma academia de fácil acesso e com aparelhos de primeira qualidade, sendo útil tanto para atletas apoiados pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte (Promifae) e Bolsa Incentivo. A prática de atividade física melhora a saúde”, ressaltou.

Gerações diversas buscam qualidade de vida

Um dos principais valores da nova academia é ser inclusiva, atendendo os mais diversos públicos, de jovens a idosos. Semiramis Mota, por exemplo, tem 18 anos e joga futebol pelo time do Santa Rosa, e inicia os treinos de musculação para evitar possíveis lesões em campo. “É muito importante manter nosso condicionamento físico fortalecido”, considera.

Em contrapartida, a aposentada Zumar dos Santos Teodoro tem 79 anos, será a aluna mais velha da academia e está aproveitando para deixar o sedentarismo de lado. “Já está melhorando a minha saúde. Então ter uma academia aqui no bairro é maravilhoso e acessível”.

Promifae

O Promifae é um programa que prevê a captação de recursos privados para o financiamento de iniciativas esportivas. Centenas de atletas de Guarujá, entre crianças, jovens e adultos, são beneficiadas pelo Programa. O secretário Galvão destacou alguns. “Hoje, as nossas meninas apoiadas pelo Promifae e Bolsa Incentivo acabaram de ser campeãs estaduais da Copa Ouro de Futebol, além dos projetos que envolvem ginástica, musculação, dança, jiu-jítsu e prática esportiva para pessoas com deficiência. Nós formamos atletas em todas as modalidades”, finalizou.