Solenidade reuniu representantes do poder público e da sociedade civil e é um marco da inclusão no Município

Guarujá segue firme na luta por direitos inclusivos. A Prefeitura instituiu o Conselho Municipal dos Direitos da Diversidade Sexual (CMDDS) para o biênio 2024/26. Na última sexta-feira (21), representantes do poder público e da sociedade civil se reuniram no Paço Moacir dos Santos Filho para oficializar o novo órgão de participação social. A solenidade é parte da programação do aniversário de 90 anos de emancipação político-administrativa do Município.

O Conselho está vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci). O titular da pasta, Leandro Bittencourt, salientou que a novidade amplia direitos à comunidade LGBTQIA+. “É um atendimento aos anseios do coletivo, que o poder público não mediu esforços para atender. A Cidade se torna uma referência nessa questão. A diversidade é a realidade”, declarou.

Uma das representantes da sociedade civil, Zaza Rocha, enfatizou que, apesar da conquista, é só o início de um importante trabalho. “É uma responsabilidade enorme representar e trazer propostas para políticas públicas efetivas à sociedade. É um momento comemorativo, mas também o início de uma luta. Temos muitas coisas a serem feitas para a comunidade LGBTQIA+”, afirmou.

Conferência Municipal acontecerá em julho

Na ocasião, ainda foi anunciada a data da 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ de Guarujá. Ela acontecerá no dia 27 de julho, na E.M Prof. Antonio Ferreira de Almeida Junior. “Faremos a etapa local, elegeremos delegados para a etapa estadual e, posteriormente, à etapa nacional para representar o Município em Brasília”, anunciou o secretário adjunto da Sedhuci.

Conselho sucede Comissão

Guarujá criou, em 2022, a Comissão Municipal da Diversidade Sexual. Desde sua criação, ela atuou como órgão preliminar ao Conselho. A elevação do status da organização tem o intuito de aumentar a proteção, debate e ações voltadas para o público LGBTQIA+.