De janeiro a abril de 2019, a Cidade registrou 139 casos; já no mesmo período deste ano, são 100 casos confirmados

Conforme dados da Vigilância Epidemiológica de Guarujá, a Cidade demonstrou queda nos casos de dengue em munícipes. A comparação foi realizada entre os períodos que correspondem de janeiro a abril de 2019 e de 2020. No ano passado, eram 139 casos. Já este ano, foram registrados apenas 100. A redução de 28% nos casos é fruto de uma série de ações de combate à dengue desenvolvidas pelo Município.

Além das visitas semanais dos agentes em pontos estratégicos da Cidade, desde o início de abril, os bloqueios de nebulização com o uso de inseticida foram intensificados em diversos bairros.

Até o último dia 5, 5.705 casas já receberam o serviço. Os agentes já passaram por casas nos bairros Vila Zilda, Vila Júlia, Santa Rosa, Cidade Atlântica (Enseada), Jardim Santa Maria, além do Jardim Monteiro da Cruz, Pae Cará e Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho.

Apesar da redução dos casos no comparativo de 2019 para 2020, a coordenadora de Combate às Endemias de Guarujá afirma que o momento é de alerta, e a população pode aproveitar o isolamento social, por conta da pandemia decorrente do novo coronavírus, para cuidar de suas casas e eliminar larvas do mosquito.“Os locais onde os agentes costumam encontrar maiores focos do Aedes aegypti são quintais, ralos externos, pratos de plantas, garrafas pet e pneus”, alerta a coordenadora, destacando também a necessidade de sempre verificar a caixa d’água para ver se está coberta, piscinas e outros recipientes que acumulam água.