Dados foram divulgados na segunda-feira (13), pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo. O resultado é fruto das medidas restritivas adotadas pela Cidade, desde a segunda quinzena de março

Guarujá é a quarta cidade do Estado e a segunda da Região Metropolitana da Baixada Santista a superar o índice de 60% de isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (13), pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo.

O Município chegou a registrar no feriado de Páscoa índices acima dos 60%, na sexta-feira (61%), sábado (59%) e domingo (63%). O resultado é fruto das medidas restritivas adotadas pela Cidade, desde a segunda quinzena de março, conforme explica o chefe do executivo.

“O distanciamento social é a melhor forma de reduzirmos o contágio do novo coronavírus. Por isso, depois de decretar estado de calamidade na Cidade, instalamos um gabinete de crise, a fim de implantar diversas medidas que vão desde barreiras sanitárias nas entradas da Cidade até fiscalização rigorosa no comércio. O nosso maior objetivo é preservar vidas”, afirmou.

Sistema de Monitoramento

O Sistema de Monitoramento é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia e uma empresa de geoprocessamento, a fim de que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento em 645 municípios paulistas. No momento, há acesso a dados referentes a 52 cidades.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Quando um grupo de celulares se movimenta mais de 200 metros é um indicativo de que a quarentena não foi respeitada. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e as medidas a serem tomadas.

Medidas restritivas

As primeiras medidas foram tomadas na segunda quinzena de fevereiro, em uma decisão conjunta dos prefeitos das nove cidades da Baixada Santista. Foram anunciadas medidas emergenciais de combate ao novo coronavírus, entre elas a suspensão das aulas em escolas municipais, eventos públicos e, ainda, a suspensão da emissão de licenças para veículos de turismo, inclusive as permanentes.

Barreiras

O decreto municipal nº 13.569, publicado em edição extra do Diário Oficial do Município, no final da tarde do dia 21 de março, oficializou o estado de calamidade pública na Cidade, decorrente das medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19. A partir daí, foram instaladas barreiras para controlar os acessos rodoviários e via balsas à Cidade. Ao todo, são sete bloqueios que funcionam 24 horas e já barraram mais de seis mil veículos.

Comércio

Desde o dia 21 de março, os fiscais da Vigilância Sanitária, comércio fixo e ambulantes; Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar, têm percorrido diversos pontos da Cidade para vistoriar centros comerciais, feiras, galerias, condomínios, hotéis, entre outros, a fim de evitar aglomeração e fiscalizar as medidas de limpeza e higienização. Os estabelecimentos que não se enquadram nos serviços essenciais, são orientados a cumprirem o decreto. Já os que persistem, são autuados.

Praias

A Cidade também decretou a interdição das praias proibindo o acesso à faixa arenosa, inclusive para práticas esportivas, por tempo indeterminado. Além disso, antes do feriado de Páscoa, conforme o decreto 13.598, interditou também os calçadões da orla, colocando gradis para impedir a aglomeração de pessoas. Na segunda-feira (13), a medida foi reavaliada e os gradis foram reorganizados para que as pessoas possam circular, mas sem aglomeração.