Ação teve início na quinta-feira (9) e já visitou 1.817 casas; até domingo (19), a intenção é atender a Enseada, Jardim Santa Maria, Vila Júlia, Jardim Monteiro da Cruz e Pae Cará

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) está, desde quinta-feira (9), realizando ações de combate à dengue, como o bloqueio de nebulização com o uso de inseticida. Até o momento, a equipe já passou por 1.817 casas, distribuídas entre os bairros Vila Zilda, Vila Júlia, Santa Rosa, Cidade Atlântica e Jardim Monteiro da Cruz, em Vicente de Carvalho.
O objetivo da ação é atuar em pontos da Cidade com casos confirmados da doença e interromper sua transmissão, atingindo diretamente o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

De acordo com o novo cronograma, estão previstas visitas nos bairros Enseada, Jardim Santa Maria e Vila Júlia, além do Jardim Monteiro da Cruz e Pae Cará, em Vicente de Carvalho.

Segundo a Coordenadora de Combate às Endemias de Guarujá, os agentes costumam encontrar maiores focos da doença em quintais, ralos externos, pratos de plantas, garrafas pet e pneus. “A população pode aproveitar o momento de isolamento social para cuidar de suas casas e eliminar larvas do mosquito”, alerta.

Casos

Até o momento, foram confirmados 39 casos de dengue este ano. Em comparativo ao mesmo período de 2020, de janeiro a março de 2019 foram 60 casos registrados. Já em todo o ano de 2019 foram 270 confirmados.

Servidores

A equipe de Controle de Dengue de Guarujá ganhou reforço com a contratação de 14 novos agentes e possibilitou maior cobertura na Cidade. Os servidores estão respeitando orientações de prevenção ao coronavírus, utilizando Equipamento de Proteção Individual (EPI’s), além de crachá e uniforme.

Para facilitar a identificação, o agente utiliza uniforme da cor branca e o supervisor, azul marinho, ambas com a seguinte frase na frente: “Todos juntos contra o Aedes aegypti – Guarujá”. Na manga esquerda está o brasão da Prefeitura, e nas costas, a informação: “Prefeitura de Guarujá, Secretaria de Saúde, Controle de Dengue”.

Em caso de dúvida, o munícipe pode ligar para o telefone (13) 3341-6569, identificar o nome do agente e verificar se a equipe está atuando no seu bairro.

Programação de bloqueio de nebulização
*Em caso de chuva, a programação poderá sofrer alterações

Quinta-feira (16)
Rua Benedito Cardoso Filho – Enseada