Totalmente preparado para atender pacientes da Covid-19, o equipamento está instalado dentro do hangar da Base Aérea, em Vicente de Carvalho

Com suas operações iniciadas no último sábado (9), o Hospital de Campanha de Guarujá, instalado dentro do hangar da Base Aérea de Santos, em Vicente de Carvalho, já tem até o momento, sete pacientes em tratamento do novo coronavírus. Dois deles, estão internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e os demais na ala de enfermaria do equipamento. No total, são quatro mulheres e três homens, com faixa etária dos 44 aos 83 anos. Eles deram entrada no hospital de campanha entre sábado (9) e segunda-feira (11).

No equipamento são ofertados um total de 70 leitos, desses 50 são clínicos e os outros 20 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O complexo, composto por duas tendas, soma três mil metros quadrados e conta com mais de 260 profissionais de saúde. Na última sexta-feira (8), o prefeito da Cidade, Válter Suman, realizou vistoria final no local.

Pioneiro no País, este é o único hospital civil dentro de uma base militar. De acordo com o secretário de Saúde de Guarujá, o hospital é mais uma medida importante no enfrentamento à pandemia na Cidade. “Esta é uma parceria inédita com o Ministério da Defesa, através da Base Aérea. O local reúne tecnologia de ponta e que com certeza vai nos auxiliar e muito no combate à esta doença em nosso Município”.

Os pacientes atendidos no hospital de campanha são aqueles encaminhados da própria rede municipal. Além disso, tudo o que foi adquirido de maquinário para uso nesses três meses de operação deverá ser, posteriormente, incorporado ao patrimônio municipal e distribuído nas unidades de saúde. A gestão do complexo está a cargo da Organização Social Aceni.

O valor do investimento do Hospital de Campanha é de R$ 14,9 milhões, por 90 dias de funcionamento. Do valor total, R$ 3,2 milhões são do tesouro municipal, mais R$ 3,2 milhões enviados pelo Governo do Estado e a maior parte, R$ 8,5 milhões, fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura de Guarujá e o Ministério Público (MP) de São Paulo, que permitiu, com a devida autorização do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), a transferência de recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente para o Fundo Municipal de Saúde.

Nos recursos também estão custeados processos como montagem, aquisição de máquinas, equipamentos (também os respiradores), manutenção e os salários dos funcionários, como médicos e enfermeiros.

Estrutura de leitos para Covid-19 na rede municipal

Ao todo, a rede municipal conta com um total de 192 leitos no combate à Covid19 na Cidade. Neste sentido, o Hospital Santo Amaro, equipamento filantrópico, conta com mais 10 leitos extra de UTI contratados pelo Município.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) também possuem leitos destinados ao novo coronavírus. São 24 leitos (20 de observação e 4 de isolamento) na UPA Rodoviária; 30 leitos (12 clínicos, 8 semi-intensivos e 10 de pediatria) na UPA de Vicente de Carvalho; e mais 18 leitos (14 clínicos e 4 semi-intensivos) na da UPA Enseada.

Há ainda 20 leitos de retaguarda para pessoas em situação de rua em dois Centros de Atenção Psicossocial, sendo 10 à disposição no Caps AD e os demais no Caps III. A mesma quantidade, 20 leitos, só que de clínica médica, também foi disponibilizada no Ambulatório Médico de Ambulatório (ARE).