Novo asfalto, reparos em guias e sarjetas, sinalização horizontal e vertical estão entre os serviços que serão executados na via

Guarujá se transformou em um verdadeiro canteiro de obras, com ações ocorrendo simultaneamente em diferentes bairros. Melhorias acabam de chegar ao centro turístico da Cidade, onde a Prefeitura de Guarujá iniciou obras de drenagem na Rua Petrópolis. As intervenções integram um convênio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas (Dadetur), que já beneficiou outras vias públicas da região.

Desde a última segunda-feira (13), a Rua Petrópolis, trecho entre a Avenida Leomil e a Rua Mário Ribeiro, está recebendo novas tubulações para ampliar o escoamento de águas pluviais. Com essas intervenções, a Secretaria de Infraestrutura e Obras (Seinfra) de Guarujá espera conter pontos de alagamento, que persistem há décadas nessa área.

No local também serão executados serviços de reparos de guias e sarjetas, repavimentação asfáltica, sinalização horizontal e vertical.

Para o andamento dos serviços, foi necessária a interdição da Avenida Leomil, na parte que fica entre as ruas Rio de Janeiro e Cavalheiro Nami Jafet. Os condutores possuem duas opções para se locomoverem até o Centro.

A primeira alternativa é seguir pela Rua Rio de Janeiro, virar à esquerda na Avenida Mal. Deodoro da Fonseca e depois entrar na Rua Cavalheiro Nami Jafet. Na segunda, os motoristas devem optar pelo percurso que se inicia na Rua Brasil, avançar até a Rua do Contorno e dobrar à direita na Rua Montenegro.

Pacote de obras

A revitalização do Centro Turístico foi iniciada em junho de 2017, quando diversas vias passaram por reformulação para melhorar a mobilidade no local. Novas ruas foram abertas no bairro como é o caso das ruas Cavalheiro Nami Jafet, Benjamin Constant, Santo Amaro, Antônio de Souza e Quintino Bocaiúva, no trecho entre a Rua Mário Ribeiro e Avenida Marechal Deodoro da Fonseca.

Todas foram contempladas com novo asfalto, guias e sarjetas. Já a Rua Washington, além da pavimentação, recebeu obras de drenagem. No Sobre as Ondas’, a Praça Sete de Setembro, que fica no cruzamento da Rua Cubatão e Avenida General Rondon foi totalmente modificada com asfaltamento, drenagem e infraestrutura.

Essas intervenções haviam sido paralisadas em 2016. A Prefeitura de Guarujá recebeu pouco mais de R$ 3,5 milhões para realização dos serviços nessa região. O valor foi repassado pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), vinculado à Secretaria Estadual de Turismo.