As inscrições para 10 cursos gratuitos prosseguem nesta quarta-feira (13)

Para garantir uma renda extra ou mesmo aprender um novo ofício, o primeiro dia de inscrições do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá, na última terça-feira (12), atraiu mais de 100 pessoas de várias faixas etária em busca de uma oportunidade. As matrículas seguem nesta quarta-feira (13), das 9 às 16 horas, na sede do órgão (Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549 – Centro).

"Os cursos são uma grande oportunidade para quem está desempregado e precisa retornar ao mercado de trabalho. Estamos com 10 modalidades gratuitas. Tivemos, hoje, uma grande procura e amanhã tem muito mais. A casa da solidariedade está de portas abertas", afirmou a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Guarujá, Edna Suman.

Primeiro dia de inscrições

A aposentada, Noemia Rita de Alcântara, de 80 anos, mora no Pae Cará e escolheu o curso de Tecnologia e Redes Sociais para se manter sempre atualizada e ganhar mais autonomia nos meios digitais. “Tenho computador, tenho celular e consigo fazer o básico, mas se preciso de algo mais elaborado tenho que pedir para alguém. Nada como conseguir fazer sozinha, além de estar atualizada e inserida neste contexto tecnológico que chegou para ficar”, afirmou a aposentada.

Já para o jovem Marcos Vinícius, de 17 anos, da Vila Júlia, é uma oportunidade de aprender um novo ofício. “Escolhi o curso de Padaria Artesanal por sugestão de um amigo. Quero aprender e começar a vender pães”, explicou.

Superação

Para Eduardo França Silva, de 53 anos, o curso representa uma história de superação. Ex-morador de rua conseguiu por meio dos cursos do Fundo Social dar um novo rumo para sua vida. “Morei quatro anos na rua e depois passei por uma clínica de reabilitação, onde fiquei por dois anos. Com o curso de arte em gesso, hoje vendo as peças e tenho uma renda. Agora, vou fazer curso de Foto Mobile”, revelou.

Cursos

A iniciativa faz parte do Projeto Esmeralda, que visa proporcionar às pessoas em situação de vulnerabilidade social a reinserção no mercado de trabalho ou mesmo abrir o próprio negócio. Os interessados devem, no ato da matrícula, apresentar RG ou documento com foto e comprovante de residência. A idade mínima para participação é de 16 anos e os menores de idade precisam ir acompanhados do responsável.

As aulas serão ministradas em dois períodos, manhã e tarde. Há vagas para Panificação – Padaria Artesanal (126), Crochê (10), Artesanato em Feltro (10), Amigurumi (10), Modelagem Industrial (30), Design de Moda (15), Tecnologia e Redes Sociais para Idosos (25), Foto Mobile -Técnicas de Fotografia pelo celular (45), Objetos de Decoração em Gesso (63) e Capoeira Adaptada para Idosos (30).