160 alunos realizaram números de canto, piano, violino, violão e teatro

Em Guarujá, 160 alunos do projeto ‘Cultura Para Todos’, dos cursos de teatro, canto, piano, violão e violino, participaram de um sarau no Teatro Procópio Ferreira, na noite da última quarta-feira (19). Durante o evento, alunos de seis polos do projeto na Cidade, e de diferentes idades, abrilhantaram a noite que contou com um público de mais de 330 pessoas. A iniciativa é Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Atendendo mais de 500 jovens, o Projeto ‘Cultura para Todos’ oferece formações técnicas gratuitas em diversas áreas como: artesanato, violão, coral, violino, percussão, bateria, piano, teatro (infantil, juvenil e adulto), guitarra, teclado e baixo elétrico. Deste total, 160 se apresentaram durante o sarau, compartilhando suas artes com a população.

A coordenadora da ação, Ana Barreto, explica que o objetivo da iniciativa é democratizar o acesso à cultura em Guarujá. “Temos, ao todo, nove unidades distribuídas estrategicamente pela Cidade, que vão do Perequê a Vicente de Carvalho, oferecendo variedade de aulas aos nossos munícipes”.

Eduardo de Oliveira participa do projeto e leciona aulas de piano. “A apresentação foi uma boa oportunidade para se saber o tamanho, a qualidade e a importância do projeto. Muitas vezes, é a primeira vez que a criança tem contato com uma arte que fica restrita, e é de pouco acesso à comunidade em geral. A cultura é o que nos mantém humanamente vivos, por isso deve ser para todos”.

A artesã Cintia Uedi é aluna do ‘Cultura Para Todos’ e participou das apresentações. “Depois de muito treino e estudo, a apresentação foi um sucesso. É indescritível a sensação e a alegria pela conclusão de uma etapa de um projeto. Estou ansiosa para aprender, me preparar para novas canções e participar dessa experiência maravilhosa novamente”.