Na última semana, o “fumacê” já passou pela Vila Edna, Vila Zilda, Jardim Brasil e Vitória Park


As ações de combate à dengue seguem a todo vapor em Guarujá. E o serviço de nebulização veicular, o “fumacê”, vai passar pela região do Pae Cará desta terça (26) até quinta-feira (28), sempre a partir das 18 horas.


O Pae Cará integra a segunda fase da programação, que começou no dia 19, e que já percorreu a Vila Edna, Vila Zilda, Jardim Brasil e Vitória Park. A nova programação prossegue até o dia 25 de abril e a equipe de controle e combate às endemias espera atingir uma cobertura de mais de 41 mil imóveis. Serão 920 quadras contempladas, perfazendo um total de 11 bairros da Cidade.


Conhecida como “fumacê”, a iniciativa visa reforçar ainda mais o trabalho desenvolvido na Cidade, no combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika. A escolha dos bairros se deve à incidência de casos de dengue. Em cada local, a aplicação será desenvolvida por três dias consecutivos, por cinco semanas.


Na ação, a equipe da Prefeitura utilizará inseticida para controle de mosquitos adultos e contaminados. A nebulização veicular não tem efeito residual, mas espacial, agindo no momento em que é jateado pela máquina no alcance aos mosquitos.


A realização é da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde. A iniciativa faz parte das estratégias adotadas pela Prefeitura, seguindo todos os protocolos técnicos.


Na semana seguinte, a nebulização veicular será realizada no Santo Antonio e Santa Rosa. Posteriormente, a ação seguirá para a Enseada, Vila Áurea, Parque Estuário e Santa Cruz dos Navegantes.


Programação anterior


A primeira etapa do cronograma começou em  6 de fevereiro deste ano e terminou em 7 de março. Na ocasião, aproximadamente 500 quadras receberam a nebulização, que percorreu os bairros Monteiro da Cruz, Jardim Maravilha, Jardim Boa Esperança, Jardim Conceiçãozinha, Astúrias e Jardim Las Palmas, Morrinhos 1, 2 e 3.