Time venceu por 3 a 1, garantindo a vaga para o campeonato estadual

Chegou ao fim a 3ª Taça das Favelas de Guarujá. A equipe do Parque Enseada venceu o jogo no último domingo (16) contra o Prainha e se tornou campeã do maior torneio entre comunidades no formato de ‘mata-mata’ do mundo. Todas as competições aconteceram na Arena Comando, em Vicente de Carvalho. A realização e organização foram da Central Única das Favelas (Cufa) e teve o apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel).

Após o jogo ter terminado em 0 a 0, a decisão ficou para os pênaltis. Nisso, o Parque Enseada fechou o placar em 3 a 1 contra o Prainha, que disputava o bicampeonato, sagrando-se o mais novo campeão de Guarujá e garantindo a vaga no campeonato de São Paulo.

Com a voz rouca devido a tanta comemoração, o coordenador do Parque Enseada, Ailton Macedo, relatou sobre a conquista do título. “Já começa que a minha voz vai demorar uns três dias para ficar boa”, brincou. “É a coroação de um trabalho que fazemos no dia a dia desses meninos, debaixo de sol e chuva. Ficamos envolvidos, conhecemos suas famílias e treinamos três vezes por semana. É um momento de alegria para todos”, explicou.

Com a vitória, o Parque Enseada garantiu a vaga para representar Guarujá na Taça das Favelas de São Paulo, na disputa pelo título estadual. Para Ailton, a meta é trazer ainda mais felicidade ao Município. “Agora é comemorar, pois em breve estaremos em São Paulo representando Guarujá. A gente espera trazer ainda mais felicidade para nós e nossa Cidade”, finalizou.

Time Prainha

Apesar do Prainha ter terminado com o vice-campeonato, o treinador Brunno Amorim destacou o empenho da equipe na final. “Conseguimos impor o nosso jogo e tivemos bastante posse de bola, mas o futebol é futebol por conta disso, não adianta ter posse e não colocá-la dentro da casinha. Quem não faz gol, perde”, afirmou.

Além disso, Brunno parabenizou os vencedores e colocou seus jogadores à disposição do Parque Enseada. “Fizeram por merecer e toda a equipe técnica está de parabéns. As portas estão abertas para qualquer um dos nossos jogadores que eles queiram levar ao estadual”, finalizou.

Taça das Favelas

A Taça das Favelas é um projeto de inclusão social, que seleciona jovens de 14 a 17 anos da periferia para que sejam incluídos em projetos sociais esportivos da Cidade. O principal requisito é que o atleta esteja matriculado na escola, para que o estudo possa sempre estar sendo incentivado.

Reunindo 16 equipes de Guarujá, a Taça das Favelas é a maior entre comunidades do mundo e acontece em formato de mata-mata, onde o ganhador de cada confronto avança para a próxima fase.

O secretário municipal de Esporte e Lazer parabenizou os jogadores e afirmou que o campeonato mudará vidas. “O nível de atletas de Guarujá é muito alto. Temos certeza de que vidas serão transformadas graças à Taça das Favelas. Todos os atletas estão de parabéns, em especial os vencedores”, ressaltou o titular da pasta.

Após a finalização desta 3ª edição, o presidente da Cufa Baixada Santista, Deraldo Silva, citou as propostas do torneio. “Nossa ideia é justamente tirar o jovem da rua e incluí-lo no esporte. A partir disso, ele pode ser um jogador profissional, um treinador, preparador físico, e se não for nada disso, será um bom cidadão, e esse gol é para a vida toda”, relatou.