Problemas em diversos pontos são sanados todos os dias; em alguns o trabalho precisa ser refeito pela recorrência do descarte

A Prefeitura de Guarujá combate todos os dias o descarte irregular de lixo em todo o Município. Conduzido pela Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb), o trabalho tem o objetivo não só de limpar os locais, mas de evitar proliferação de insetos e, consequentemente, doenças, proporcionando maior qualidade de vida aos munícipes. O serviço vai ao encontro da preservação da saúde pública.

Na última semana, uma equipe da Seurb foi até a Praça do Clube do Curió, na Avenida Joaquim Martins Correa, em Vicente de Carvalho, e realizou a retirada de grande quantidade de resíduos de materiais inservíveis. O local recebe o serviço duas vezes por semana, com limpeza mecanizada, e uma vez por semana com o caminhão Cata Coisa, além de varrição diária. A praça ainda tem dois contentores que são coletados todos os dias. Também é feita a coleta porta a porta em dias alternados.

Colaboração dos moradores

O superintendente de Assuntos Governamentais e Limpeza Urbana, salientou que a colaboração dos munícipes é primordial. “Na Praça do Clube do Curió existe até uma placa proibitiva e, mesmo assim, enfrentamos dificuldade. Muitas pessoas adotaram o local como ponto de descarte irregular. Porém, continuamos sempre fazendo a limpeza diariamente não só lá, mas em diversos locais da Cidade”, frisou.

Alguns desses locais trabalhados na última semana foram: Avenida Mário Daige (Jardim Boa Esperança), Avenida Oswaldo Aranha (Jardim Maravilha), Avenida Miguel da Cruz Michael (Santa Rosa), além de diversas vias dos bairros Santo Antônio, Cachoeira, Pedreira e de pontos da marginal da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (Piaçaguera).

“São cerca de 50 locais trabalhados por dia. Isso significa que, mesmo com os esforços do Poder Público, ainda carecemos de maior colaboração da população. Pedimos essa consciência dos munícipes para que mantenhamos a Cidade limpa”, finalizou Carlos de Souza.

Cata Coisa evita descarte irregular

O serviço ‘Cata Coisa’, mantido pela Prefeitura, é responsável por recolher materiais inservíveis e diminuir o descarte irregular em espaços públicos, com a ajuda de um caminhão. Basta o munícipe solicitar pelo telefone fixo (13) 3344-3312 ou WhatsApp (13) 99620-0855.