Já em operação, o equipamento facilitará o acesso dos pacientes às consultas, exames especializados e serviços auxiliares de diagnóstico e terapia

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) inaugurou na última segunda-feira (17), o Complexo Regulador Municipal Ambulatorial. O serviço já está em funcionamento, em horário comercial, na Avenida Adhemar de Barros, 230, no bairro Santo Antonio. A iniciativa integra a programação em comemoração aos 90 anos de emancipação político-administrativa de Guarujá, celebrada no dia 30 de junho.

O novo espaço fará a regulação do acesso dos pacientes às consultas, exames especializados, e também, aos serviços auxiliares de diagnóstico e terapia. O Complexo Ambulatorial definirá a prioridade clínica de urgência do paciente, para fazer o devido agendamento. Os pedidos de consultas e exames da atenção especializada serão inseridos via prontuário, diretamente pela solicitação do médico durante o atendimento do paciente nas unidades da rede municipal de saúde.

Durante a cerimônia, o prefeito de Guarujá, Válter Suman, falou do trabalho que tem feito desde 2017 na recuperação da saúde da Cidade. “Esse é o legado que estamos deixando, com inaugurações importantes na saúde. Aqui é mais uma entrega que é pra cuidar das pessoas e amenizar sofrimentos, sempre com muita humanização e acolhimento”.

Ao todo, 24 profissionais vão atuar no local, entre médicos, enfermeiros e equipe administrativa. O Complexo também abrigará outras estruturas da Sesau como a Diretoria de Planejamento, Núcleo de Educação Permanente/Coapes, Residência Médica e Auditoria.

O Complexo corrobora com os mutirões realizados pela Secretaria de Saúde, no sentido de zerar as filas de consultas e exames na rede municipal de saúde, de forma a ampliar as ofertas de serviços para um atendimento cada vez mais ágil e humanizado aos munícipes que se utilizam do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre os desafios na área da saúde, o secretário adjunto de Saúde de Guarujá, Rafael Visaco, comentou da alegria da implantação do novo equipamento. “Esta é mais uma etapa do Complexo, que vai valorizar o colaborador a ordenar a oferta de serviço com a demanda que surgir”, frisou ele tendo em vista que quase 90% da população de Guarujá é dependente da rede municipal de saúde.

Primeira etapa foi entregue em janeiro deste ano

Em janeiro deste ano, durante as comemorações do Dia de Santo Amaro, padroeiro de Guarujá, a Prefeitura realizou a entrega do Complexo Regulador Municipal Hospitalar, que funciona em uma sala cedida pelo Hospital Santo Amaro (HSA). Esta foi a primeira etapa do Complexo, que é responsável pelo gerenciamento da regulação dos leitos de urgência e emergência da rede municipal.