Esta é mais uma medida de proteção para prevenir a disseminação do novo coronavírus

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Administração, editou uma portaria no Diário Oficial do Município, na última quarta-feira (15), recomendando o uso de máscaras de proteção para acesso e o desempenho de atividades nos Paços Municipais e nos demais equipamentos públicos. A medida torna o uso de máscaras obrigatório aos servidores com atendimento de contribuintes junto aos guichês e recepções, e visa prevenir a disseminação do novo coronavírus.

O técnico em segurança do trabalho da Prefeitura explica que a máscara é uma barreira física e, ao ser utilizada, evita que as pessoas espalhem gotículas da fala, tosse ou espirro pelas superfícies, fazendo com que não haja contagio.

A orientação é que todos os servidores usem máscaras de tecido, para que os mercados de máscaras cirúrgicas possam atender as necessidades de fornecimento para os profissionais da saúde, que estão diretamente e permanentemente expostos, e aos pacientes, visto que, ao entrar em contato com a Covid-19, devem usar máscaras descartável, com filtros adequados.

“A importância desta decisão, ainda mais pensando em nossa Cidade, é garantir que a curva de incidência e de infectados permaneça como está, achatada, pois levamos em conta que temos hoje números bem inferiores às demais cidades do Brasil e do Mundo, o que nos leva a crer que estamos seguindo o caminho correto”, avalia.

Confecções de máscaras no Município

Buscando garantir a segurança dos usuários e para suprir a demanda de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), necessários para que os trabalhadores essenciais estejam protegidos da Covid-19, funcionários públicos estão confeccionando máscaras para doar em pontos em que o equipamento é necessário.