Além de servirem para organização, dicas separadas em manual por profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente também são sustentáveis e auxiliam no alívio do estresse

A quarentena decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) pode ser estressante para algumas pessoas, principalmente para idosos que não podem receber visitas e casais com filhos. Para isso, profissionais da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) produziram o Manual de Boa Convivência na Quarentena, que contém atividades que podem ajudar a aliviar o estresse e ansiedade nesse período, além de serem sustentáveis e ajudar o meio ambiente.

No manual, há a opção de compostagem, prática considerada eficaz na redução do desperdício de alimentos e nas emissões de gases de efeito estufa - uma atividade sustentável que, além de contribuir positivamente para o meio ambiente, também é um passatempo para as horas de tédio na quarentena.
Além da compostagem, outra alternativa para diminuir impactos no meio ambiente é a criação de uma minicentral de resíduos, para que esses sejam reciclados assim que o serviço de coleta seletiva for normalizado.

Ensino a distância, como cursos online e aprendizado de novas habilidades, são formas de se manter ocupado durante a quarentena. Além disso, esses cursos e aulas podem otimizar o currículo, aumentar o conhecimento e, para os estudantes, fornecer horas complementares.

Durante a quarentena, os pequenos empresários, como donos de restaurantes e mercados, podem sofrer os impactos financeiros decorrentes do isolamento social. Por isso, é importante dar prioridade aos pequenos negócios da Cidade, incentivar os mercados e comércios, contribuindo na manutenção de empregos.

“Esse manual é um material que visa ajudar as pessoas a se organizarem na quarentena. Pegamos o exemplo da professora Manu Passos, de Santa Catarina, e adaptamos para a nossa realidade”, comenta o secretário de Meio Ambiente.

O Manual de Boa Convivência completo está disponível no link https://bit.ly/2WYg6zm.