Ferramenta online está disponível no site da Prefeitura; alunos sem acesso à internet devem retirar, semanalmente, o conteúdo de atividades na sua unidade de ensino

A plataforma online do Projeto de Ensino Remoto em Guarujá já obteve um total de 155.164 acessos, conforme último levantamento. A iniciativa é uma das medidas implantadas pela Prefeitura, de reorganização do calendário escolar do Município, durante este momento de pandemia do novo coronavírus.

O sistema, que começou a operar em 27 de abril, está disponibilizado no site da Prefeitura (www.guaruja.sp.gov.br, na aba educação, link ensino remoto) com a oferta de conteúdo de atividades aos quase 34 mil alunos e, também de professores, da rede municipal de ensino.

O secretário de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) de Guarujá ressalta que o conteúdo do Ensino Remoto pode ser acessado de duas formas: através do site da Prefeitura, ou para aqueles alunos sem acesso à internet, esses devem se dirigir até a unidade de ensino para retirar, semanalmente, o conteúdo impresso. Portanto, é vedada qualquer tipo de comercialização deste material.

Vale lembrar que devido à Covid-19, as aulas presenciais na rede municipal de Guarujá estão suspensas desde o dia 23 de março. Além disso, o recesso escolar esteve em vigor de 13 a 24 de abril, ou seja, houve antecipação do recesso de julho, que seria então de 13 a 24 de julho, cujo período tornou-se letivo, assim como o recesso de dezembro (dias 22, 23, 28 e 29), que também precisou ser antecipado para de 27 até 30 de abril.

Nova rotina para alunos e professores

A covid-19 mudou a rotina de muita gente. E na educação de Guarujá, por exemplo, trouxe uma nova rotina de estudos tanto a alunos como também aos professores. Mesmo sendo recém-criado, o Ensino Remoto já vem sendo bastante utilizado por alunos e professores da rede municipal. Ana Carolina Machado dos Santos Pereira, mãe da aluna Giovanna Santos Silva, 5 anos, da Escola Municipal Cônego Domenico Rangoni (Parque Enseada), considera interessante a nova ferramenta.

“O ensino virtual em si não é fácil, mas da forma como está sendo colocada pela Prefeitura, vejo um sistema bem fácil de lidar”. A filha Giovanna está gostando das atividades do Projeto, “mas o que eu queria mesmo era fazer a lição na escola e não na minha casa”.

Quem também aprovou a iniciativa foi Gerssica Barbosa da Silva, mãe da Eloá Barbosa Miranda, 8 anos, que estuda na EM Jacirema dos Santos Fontes (Morrinhos). “Estamos entrando no ritmo deste projeto, que considero muito criativo e um bom meio incentivador para as crianças”.

Professores também vêm se adaptando à nova realidade de ensino. Para Selma Gabriel Silva, há 30 anos na rede municipal, o Projeto fortaleceu ainda mais o vínculo entre professor, aluno e família. “De repente tudo parou, mas mesmo com o distanciamento social a gente vem conseguindo aproximação com uma forte conscientização das famílias, inclusive. Estamos fazendo chamada de vídeo com alunos e eles estão bastante entusiasmados no Projeto”, comenta a professora da EM Hermínia Neves Vitiello (Santa Rosa).

Ana Paula da Silva Bezerra Figueiredo leciona para o Ensino Fundamental I, explica que a princípio é tudo muito novo e que, todos os dias, mantém contato com seus alunos. “O Projeto está dando muito certo e entendo ser uma saída para o que estamos vivendo. O Ensino Remoto aproximou todo mundo, além de ser um desafio, pois a alfabetização é um processo bem do visual”. Ela mantém o otimismo e acredita que em breve voltarão à vida normal. “Falo aos meus alunos que a escola física está lá, que isso vai passar e que logo estaremos lá novamente”.