Iniciativa visa motivar a solidariedade e cuidado com a saúde; já foram arrecadados mais de 100 quilos de alimentos

A essência da solidariedade ganha espaço em Guarujá. Em meio a pandemia do novo coronavírus, a ‘Troca Solidária’ é uma campanha desenvolvida pela Guarda Civil Municipal (GCM), Michele de Morais Santos, e tem como objetivo incentivar a doação de alimentos não perecíveis para famílias carentes em troca de máscaras de tecido ou TNT, para evitar a contaminação pela Covid-19.

Servidora pública há mais de 20 anos, Michele comenta que sempre foi envolvida em atividades sociais e que teve a ideia de iniciar o projeto ao compartilhar um post de uma ação parecida, porém acredita que era fake. “As pessoas começaram a entrar em contato comigo e não conseguimos falar com a pessoa responsável pela suposta iniciativa”.

Assim, a guarda decidiu abraçar a ideia, pois muitas famílias carentes começaram a procurá-la pedindo ajuda, já que a pandemia reduziu drasticamente a renda mensal. “Peguei o dinheiro de uma conta de luz que estava pendente e fui comprar todo o material. Como não sei costurar, conversei com umas amigas artesãs e paguei pela mão de obra”, explica.

Michele ressalta que, até o momento, mais de 100 quilos de alimentos já foram doados. “A fome não espera. Precisamos distribuir o amor e fazer com que ele chegue em cada lar”, frisa.
Interessados em adquirir a máscara de tecido devem levar dois quilos de alimentos não perecíveis. Já os que quiserem obter a de TNT, devem levar um quilo. O telefone de contato para outras informações de entrega é o (13) 99773-9189.

Os alimentos de maior necessidade são arroz, feijão, óleo, sal, açúcar, café, leite, extrato de tomate, macarrão, entre outros não-perecíveis, além de produtos de higiene pessoal como absorventes, papel higiênico, sabonete, shampoo, pasta de dente, desodorante, etc.
“Doar é um ato de amor. É gratificante fazer o bem sem olhar a quem. Se todos fizerem a sua parte, não fica pesado para ninguém. Nós colhemos o que plantamos e poder ajudar essas pessoas é muito gratificante”, finaliza a guarda municipal.

Além de Michele, estão envolvidas no projeto as guardas municipais Adeilde Barbosa da Silva, Valéria Ferreira Santos e de um ateliê da Cidade.