Dados são da Secretaria Municipal de Saúde, com base no volume de todos

os tipos de atendimentos realizados na unidade entre 2018 e 2019

Reaberta em 2018, após mais de cinco anos fechada, a Unidade Complexa William Rocha (Rua Hélio Ferreira, 369, no Jardim Boa Esperança) realizou, em dois anos, um total de 1,3 milhão de atendimentos. É o que aponta levantamento da Secretaria de Saúde de Guarujá, com base em todos os tipos de atendimentos realizados no local em 2018 e 2019.

A Unidade Complexa William Rocha foi entregue completamente reformada em fevereiro de 2018. Os 1,3 milhão de atendimentos englobam desde medicação assistida até especialidades, como ginecologia e pediatria, além de testes rápidos e distribuição de preservativos.

Neste volume, destacam-se alguns números: em 2018, por exemplo, 4.993 atendimentos foram realizados só no Centro de Testagem, Aconselhamento, Prevenção e Treinamento (CTAPT) da unidade, abrangendo procedimentos individuais, coletivos e em geral. Já no ano passado, o total chegou a 6.460 atendimentos, quase 30% a mais do que no ano anterior, somando 11.453 atendimentos em dois anos, apenas no CTAPT.

Além disso, a distribuição de preservativos teve um aumento de cerca de 38.600 unidades entre 2018 e 2019 – ao todo, então aproximadamente 1,2 milhão de preservativos distribuídos em dois anos. Na área de testes rápidos de HIV, hepatite B e C e sífilis, foram feitos 5.346 em 2019 e 5.755 em 2018.

Entre os atendimentos de infectologia, dermatologia, ginecologia, pediatria e serviço social, foram realizados 17.180 nos dois últimos anos. Esse total engloba encaminhamentos da rede municipal de Saúde e atendimentos da unidade, que atende casos das primeiras 72 horas para atendimento médico e quimioprofilático.

Reforma

A Unidade Complexa teve sua reforma concluída em fevereiro de 2018, depois de cinco anos parada. Entre os serviços proporcionados após a revitalização estão a retomada do serviço odontológico e o do laboratório municipal, mais a construção de consultórios, área de repouso e medicação dos pacientes.

“A equipe da Unidade Complexa William Rocha está com seu prédio reformado e ambiente climatizado para melhor atender os pacientes. Trabalhamos para garantir um atendimento de qualidade, focando no cuidado humanizado, tendo como resultado a saúde de nossos usuários”, comenta o diretor da Unidade.