Local abrigará nova sede do Samu, além dos serviços da Diretoria de Vigilância em Saúde, como por exemplo, controle e combate à dengue, vacinação, vigilâncias sanitária e de caráter epidemiológico

No mês passado, em Guarujá, foi iniciada a limpeza na antiga estrutura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho, onde será construído um Centro Integrado de Vigilância em Saúde e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)

Além de abrigar a nova sede do Samu 192, o futuro equipamento da rede municipal reunirá diversos serviços da Diretoria de Vigilância em Saúde, como por exemplo, controle e combate à dengue, vacinação, vigilâncias sanitária e de caráter epidemiológico.

O terreno está localizado na Rua Álvaro Leão de Carmelo, esquina com a Avenida Mário Daige. O projeto de recuperação da antiga Unidade é da Prefeitura e os trabalhos são executados pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), que mantém parceria com a Administração Municipal, por meio do contrato organizativo de ação pública ensino saúde (COAPES). Inaugurada em 2012, a UPA do Jardim Boa Esperança foi desativada ao final de 2016.

Vistoria do Ministério da Saúde

Representantes do Ministério da Saúde estiveram na Cidade, onde vistoriaram o terreno da antiga UPA do Jardim Boa Esperança. A vinda ocorreu devido a uma auditoria para verificar a regularidade do funcionamento Samu 192 na Cidade.

Os técnicos integram o Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e também participaram de reunião com a Prefeitura. Na avaliação do secretário de saúde de Guarujá, a equipe do governo federal fez uma avaliação positiva do espaço e do serviço (Samu) na Cidade.

Eles também ficaram satisfeitos com o nosso projeto para viabilização do Centro Integrado de Saúde, pois se trata de uma Unidade com localização estratégica e a adequação das estruturas foram os destaques positivos do projeto”.