Diretoria de Trânsito de Guarujá disponibilizará nas redes sociais da Prefeitura materiais educativos sobre o tema

Com o tema: ‘Perceba o risco: proteja a vida’, a Campanha Maio Amarelo chega a mais uma edição. Neste ano, a iniciativa de conscientização sobre segurança no trânsito será digital. Devido a pandemia do novo coronavírus, as ações presenciais foram adiadas para o mês de setembro. Em Guarujá, a partir desta semana, a Diretoria de Trânsito (Ditran) disponibilizará, nas redes sociais da Prefeitura, materiais educativos sobre o tema.

A nova ação segue as orientações do Ministério da Saúde referentes à pandemia da Covid 19, a Coordenação Geral de Educação para o Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (CGET/DENATRAN/SNTT), juntamente com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). O objetivo é colaborar com as medidas preventivas e evitar a disseminação do coronavírus, ao mesmo tempo que conscientiza.

A campanha quer alcançar os profissionais que continuam trabalhando nos serviços essenciais, como saúde, segurança e abastecimento. Estima-se que no Brasil, cerca de 40 mil pessoas, por ano, perdem suas vidas em acidentes de trânsito.

Para reduzir esse número é preciso conscientização, que começa com a observância das regras de trânsito, tais como usar o cinto de segurança, respeito aos limites de velocidade, manutenção dos veículos, entre outras. Os materiais estarão disponíveis no site da Prefeitura, guaruja.sp.gov.br e também nas redes sociais (Facebook).

Investimento

Por meio de estudos técnicos, os principais corredores viários de Guarujá estão sendo revitalizados, com substituição e implantação de uma sinalização eficiente. Outro trabalho importante é a educação de trânsito nas escolas para ajudar crianças e adolescentes a desenvolver suas competências o mais cedo possível.

Com investimentos, Guarujá tem reduzido o número de mortes de ciclistas. De acordo com o Infosiga, a Cidade registrou em 2018 o total de oito mortes, já em 2019 foram seis, uma redução de 25%. O resultado reflete os investimentos em ciclofaixas, ciclovias e educação no trânsito.

Maio Amarelo

A campanha de conscientização sobre segurança no trânsito teve sua primeira edição em 2014, em Guarujá. Ela foi criada com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em maio de 2011, que definiu o período de 2011 a 2020 como a ‘Década de Ações para a Segurança no Trânsito’.