No Dia “D” da Prefeitura, a rede municipal de ensino realizou passeatas e diversas estratégias de conscientização sobre o mosquito Aedes aegypti

“Desde que a minha irmã grávida pegou dengue, redobramos os cuidados lá em casa. Se não deixarmos água parada, armazenarmos resíduos e objetos adequadamente, além de usarmos repelente, o Aedes aegypti não terá vez.”.  Com esse alerta, o estudante João Pedro participou do “Dia D” de combate à dengue da Prefeitura de Guarujá na rede municipal de ensino. A mobilização aconteceu no último dia 14 e envolveu mais de 34 mil alunos em toda a rede.

O bairro Santa Rosa, que abriga a Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente, teve uma manhã de conscientização diferente. Isso porque cerca de 90 matriculados da unidade percorreram as ruas do entorno conscientizando moradores, comerciantes e até motoristas. Eles distribuíram cinco litros de repelente natural produzidos em uma aula prática, panfletos e cartazes confeccionados à mão.

Mobilização no bairro faz a diferença

Um dos estabelecimentos abordados foi a oficina mecânica onde trabalha Esaú Macedo Freitas. Ele é eletricista automotivo e elogiou as ações preventivas que Administração Municipal vem realizando. “Aqui, ficamos mais tranquilos porque a nossa principal ferramenta é o óleo, um produto químico onde o mosquito não se adapta. Mas os agentes sempre nos visitam para reforçar os protocolos contra a dengue e, com os panfletos que acabamos de ganhar dos estudantes, vamos distribuir aos clientes para ajudar na campanha”, disse.

A educadora física Christiane Arakaki desconhecia o repelente natural e agradeceu pela proatividade dos estudantes e professores. “O álcool, cravo e óleo hidratante são ingredientes bem acessíveis. Acredito ser uma ótima alternativa, considerando a alta dos preços no mercado.”, comemorou.

Protocolos reforçados em classe

Durante todo o ano letivo, a rede municipal de ensino de Guarujá desenvolve atividades de prevenção a diversas doenças. Entretanto, nas épocas mais quentes, os protocolos contra a dengue ganham um reforço especial, por conta do clima propício para o aumento de casos. A exemplo, desde a volta às aulas de 2024, os estudantes vem participando de aulas teóricas e práticas sobre as características do mosquito Aedes aegypti, formas de proliferação e soluções efetivas em saúde pública.

Desafio cumprido

A meta da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), que coordenou a iniciativa, foi fortalecer as campanhas promovidas pelos Governos Estadual e Federal. Por isso, da Educação Infantil a de Jovens e Adultos (EJA), os equipamentos de ensino desenvolveram atividades pontuais conforme a escolha do corpo docente.