Expectativa é que os atendimentos sejam iniciados após a pandemia, assim como as demais unidades escolares, cujas aulas presenciais seguem suspensas desde 23 de março

Guarujá chega neste ano à marca de 1.805 vagas em creche ampliadas desde 2017. Até o início deste ano, esse total era de 1.500 e devido a três novos convênios com entidades esse número subiu, com mais 305 a serem ofertadas neste ano, distribuídas entre os bairros Morrinhos e Pae Cará.

Do total, 205 novas vagas vão atender a população de Morrinhos, através dos Núcleos de Educação Infantil Conveniados (Neics) Associação Escolar Infantil Príncipe Herdeiro (Morrinhos), com capacidade de atendimento para 125 crianças; e ainda, a Associação CRIART - Crianças & Art (Morrinhos I), que vai atender 80 crianças. As outras 100 vagas serão disponibilizadas no Neic Grace Anna Dow no Pae Cará.

A expectativa é que os atendimentos sejam iniciados após a pandemia do novo coronavírus, assim como as demais unidades escolares, cujas aulas presenciais seguem suspensas desde 23 de março.

Dentro das quase duas mil vagas geradas desde 2017, somente neste ano, a Administração Municipal já ofertou 500 vagas. Antes, a Prefeitura possuía 24 entidades conveniadas para atendimento em creche, que agora é de 27. Conforme último levantamento, das 3.496 crianças matriculadas, os novos convênios permitirão um total de 3.772 crianças atendidas.

O titular da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) explica que essas parcerias são uma maneira de dar uma resposta mais rápida à população na demanda de vagas em creche. “A construção de uma unidade pelo Poder Público leva mais tempo do que formalizarmos convênio com entidade. Vale ressaltar que essas sejam creches conveniadas, que possuem a mesma qualidade de ensino dos núcleos da nossa rede municipal”.

Ele salienta ainda que nesses três anos e meio chegar a quase duas mil vagas ofertadas representa um grande avanço na rede municipal. O desafio é diário, mas continuamos fazendo a nossa parte para tentarmos reduzir a fila de espera para vagas em creche, que é um anseio da nossa população.

Outros avanços realizados neste ano

Além disso, neste ano, a Prefeitura viabilizou aumento no repasse feito pela às instituições, por criança, que passou de R$ 470,00 para R$ 482,54. Nesse valor há ainda um acréscimo de R$ 67,46, destinado especificamente, às crianças dos berçários, que totalizando recebem R$ 550,00. Outro anúncio importante feito no início deste ano foi que as crianças das entidades conveniadas foram beneficiadas com uniformes escolares.