Metodologia do fluxo de atendimento, denominada Fast Track, expõe pacientes e profissionais de saúde a menos riscos

Postos volantes (tendas) de Guarujá, instalados em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Matheus Santamaria (Av. Santos Dumont, 856 – Santo Antônio) e à UPA Vicente de Carvalho (Av. São João, 111 – Pae Cará), passam a adotar nova metodologia de atendimento para pacientes que buscam as unidades com sintomas característicos da Covid-19. Trata-se do Fast Track, método assim denominado pelo Ministério da Saúde, que acelera o atendimento de casos suspeitos pelas equipes de Atenção Primária nos postos, impedindo a circulação e o contágio do vírus nesses ambientes.

Assim que os pacientes chegam aos postos volantes com os sintomas da Covid-19, médicos e enfermeiros fazem a triagem dos que possuem sintomas leves de doenças respiratórias e, logo após, eles são notificados e encaminhados para a devida coleta do swab nasal e medicação, evitando a circulação e contágio local de outros pacientes.

“Esses pacientes não precisam adentrar o pronto socorro, e sendo assim, não contaminam os profissionais de saúde, nem os pacientes lá dentro. É uma triagem para que o paciente não carregue o vírus para dentro da unidade de atendimento”, explica a diretora de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde (Sesau).

Já pacientes com sintomas respiratórios mais graves e portadores de comorbidades prévias, como hipertensão e diabetes, são encaminhados para atendimento interno na própria UPA.

Além disso, como outro reforço à prevenção da circulação do vírus, os postos volantes contam, também, com tendas de descontaminação, que usam gotículas de hipoclorito de sódio para higienização das roupas de pacientes, antes de serem encaminhados para o processo de triagem.

Sintomas do novo coronavírus

Segundo o Ministério da Saúde, a Covid-19, causada pelo novo coronavírus, tem como principais sintomas febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar, que são semelhantes aos de um resfriado comum.

Balanço dos postos volantes

Na última quarta-feira (20), o posto volante em frente à UPA Matheus Santamaria completou 60 dias de ações, totalizando 6.473 atendimentos até sexta-feira (22). Já o posto volante, em frente à UPA de Vicente de Carvalho realizou 3.736 atendimentos. Ao todo, são 10.209 atendimentos realizados.