Munícipes poderão tirar dúvidas sobre medicamentos e alterações de prazos de receitas por meio do WhatsApp, no número (13) 3308-7749

Devido a alterações nos prazos de validade de alguns tipos de receitas médicas, a Prefeitura de Guarujá criou, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), um canal de atendimento, via WhatsApp, para dúvidas relacionadas à assistência farmacêutica, como forma de respeitar às recomendações de distanciamento social em meio à pandemia. O atendimento está disponível pelo número (13) 3308-7749.

Munícipes que utilizam a assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS) e fazem uso de medicamentos de uso contínuo para saúde mental, agora podem utilizar suas receitas, mensalmente, por um período de seis meses. Posteriormente, as receitas tinham validade de 30 dias.

Já receitas para medicamentos do Programa de Alto Custo, ou seja, remédios adquiridos pelo Ministério da Saúde e pelo governo do estado de São Paulo, tiveram seus prazos prorrogados para seis meses e os medicamentos podem ser retirados de dois em dois meses, de acordo com o estoque do Governo do Estado.

Medicamentos do Programa de Alto Custo e remédios voltados à saúde mental podem ser retirados nas três Farmácias do Cidadão que o município possui, sendo elas Dr. Oswaldo Cáfaro (Avenida São João, 155 – Pae Cará), Jayro Graciola (Rua Rouxinol, 25 – Jardim dos Pássaros) e Vila Júlia (Rua Marivaldo Fernandes, 275 – Vila Júlia). A retirada de medicamentos voltados à saúde mental também é feita de acordo com o estoque do Governo do Estado.

As receitas de medicamentos básicos, como analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios, não sofreram alterações em seus prazos de validade e continuam válidas, caso não sejam de uso contínuo, por 10 dias e os de uso contínuo por um período de seis meses. Os contraceptivos valem um ano. Os medicamentos podem ser retirados nas Unidades de Saúde da Família (USAFAS) do Município.