Atividades serão disponibilizadas aos educandos, semanalmente; já alunos sem acesso à internet, pais ou responsáveis deverão se dirigir à escola para retirada do conteúdo impresso

Devido à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Guarujá inicia, na próxima segunda-feira (27), o Projeto de Ensino Remoto aos mais de 34 mil alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa online estará disponível no site da Prefeitura (www.guaruja.sp.gov.br), na aba Educação, seguido por Estudo Remoto. O mesmo link vai ser disponibilizado nas páginas das escolas no Facebook.

A medida conta com cronograma específico e integra as ações  de reorganização do calendário escolar, em função da suspensão das aulas presenciais desde 23 de março. Por isso, desta segunda (27) até o próximo dia 30 serão disponibilizadas atividades para que os alunos se familiarizem com a plataforma.

Posteriormente, de 4 a 8 de maio, o cronograma envolverá atividades aos alunos e retorno dos professores para a formação continuada de ensino remoto. Por fim, na terceira semana, de 11 a 15 de maio, além da postagem das atividades, haverá o início da interação com professores para auxílio, interpretação, tirar dúvidas e resolução das atividades propostas aos alunos.

De acordo com o secretário de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) de Guarujá, com a dispensa do cumprimento dos 200 dias letivos em função da covid-19, e com o objetivo de cumprir 800 horas de estudos prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Prefeitura vai disponibilizar as atividades aos educandos. “Será um conteúdo fornecido semanalmente, para que neste primeiro momento, possamos familiarizá-los com a plataforma e o sistema de ensino remoto”.

Com relação aos alunos que não possuem acesso à internet, a Sedel informa que pais ou responsáveis deverão se dirigir até a unidade de ensino para retirar o conteúdo, que será disponibilizado impresso e semanal. Para isso, devem entrar em contato com as suas escolas.

A esses estudantes a Sedel vai oferecer um plantão pedagógico na própria escola, com horários pré-estabelecidos, visando evitar aglomerações. A medida também estará disponível através do telefone da unidade ou, ainda, por meio de grupos de WhatsApp.

Recesso escolar

As aulas presenciais foram suspensas a partir de 23 de março até 8 de abril. Além disso, o recesso escolar já está em vigor, de 13 a 24 de abril, ou seja, foi feita a antecipação do recesso de julho, que seria de 13 a 24 de julho, período que agora torna-se de dias letivos. Com isso, o recesso de dezembro (dias 22, 23, 28 e 29) também precisou ser antecipado para de 27 até 30 de abril, agora considerados dias letivos.

Cronograma do projeto

27 de abril a 1 de maio – atividades aos alunos para que se familiarizem com a plataforma.

4 a 8 de maio – atividades aos alunos e retorno dos professores para a formação continuada de ensino remoto.

11 a 15 de maio – além da postagem das atividades; início a interação com professores para auxílio, interpretação, tirar dúvidas e resolução das atividades propostas.