De terça (20) a quinta-feira (22), o serviço percorrerá as ruas Waldomiro Macário e Maria Lídia Rego Lima, além das Avenidas, Santos Dumont e Vereador Luiz Carlos Romazzini


Na próxima semana, o Jardim Conceiçãozinha a Prefeitura de Guarujá realiza o serviço de nebulização veicular no Jardim Conceiçãozinha. De terça (20) a quinta-feira (22), o fumacê – como é popularmente conhecido – percorrerá as ruas Waldomiro Macário e Maria Lídia Rego Lima, além das avenidas Santos Dumont e Vereador Luiz Carlos Romazzini. O serviço começa às 18 horas.


O objetivo da ação é reforçar o trabalho de combate ao Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika – desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde na Cidade. O cronograma começou em 6 de fevereiro e já passou por vias dos bairros Monteiro da Cruz, Jardim Maravilha, Jardim Boa Esperança. A programação encerra dia 7 de março.


Inicialmente, serão contempladas cerca de 500 quadras de um total de nove bairros, incluindo, ainda, Astúrias, Jardim Las Palmas e Morrinhos I, II e III. A definição dos bairros se deve à incidência de casos de dengue.


Em cada bairro, a aplicação será desenvolvida por três dias consecutivos, em quatro semanas. A equipe da Prefeitura utiliza inseticida para controle de mosquitos adultos e contaminados. A nebulização veicular não tem efeito residual e, sim, espacial, agindo no momento em que é jateado pela máquina no alcance aos mosquitos.


A gerente de controle e combate às endemias da Prefeitura, Ana Lúcia Gama da Cruz, explica que o intuito desta ação é controlar a proliferação do vírus que transmite as arboviroses. “No entanto, o serviço será ainda mais eficaz com a ajuda da população, que deve redobrar os cuidados dentro de casa”.


A realização é da Secretaria de Saúde (Sesau), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde. A iniciativa faz parte das estratégias adotadas pela Prefeitura seguindo todos os protocolos técnicos.


Serviços complementares


Além da nebulização, a Secretaria de Saúde fará, às segundas-feiras, a pré-captura de mosquitos nos bairros da programação. O intuito é avaliar a intensidade de mosquitos em cada local. Já às sextas-feiras, o trabalho será de pós-captura, para verificar a eficácia do inseticida.


Confira o cronograma:


Dias: 20, 21 e 22 de fevereiro


Bairro: Jardim Conceiçãozinha


Vias: Rua Waldomiro Macário, Avenida Santos Dumont, Rua Maria Lídia Rego Lima e Avenida Vereador Luiz Carlos Romazzini


Dias: 27, 28 e 29 de fevereiro


Bairro: Morrinhos l, ll e lll


Vias: Avenida Marco Antônio Oggiano, Avenida Presbítero Benedito Lemos de Souza, Avenida Eva Pereira dos Santos e Avenida Antenor Augusto Pimentel;


Dias: 05, 06 e 07 de março


Bairros: Astúrias e Jardim Las Palmas


Vias: Rua Jorge Chaddad, Rua Ranulpho Veríssimo, Rua Nélson Horácio da Conceição e Avenida General Monteiro de Barros


Prevenção no Carnaval


De 10 a 12 deste mês, a Prefeitura intensificou o combate ao mosquito Aedes aegypti em cinco bairros do Município. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), aconteceu porta a porta, com a utilização de nebulização costal. O objetivo é controlar a disseminação da doença, identificando e matando o mosquito contaminado, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.


No último sábado (10), os agentes visitaram as Ruas José Fernandes Júnior e João Maria Júnior, na Vila Lígia. Já no domingo (11), as equipes atuaram na Rua Ignácio Miguel Stéfano, no Jardim Três Marias, e também na Rua Alexandre Dias de Menezes, no bairro Santa Rosa. O serviço prosseguiu na segunda-feira (12), na Rua das Magnólias, no Jardim Primavera, e na Avenida Castelo Branco, no Jardim Cunhambebe. A ação foi realizada com cinco máquinas de nebulização costal, aquela que o servidor carrega o equipamento e tem condições de entrar nos estabelecimentos ou vias estreitas.