UPA Rodoviária terá total de 30 leitos, entre enfermaria e de suporte avançado; e o Hospital Santo Amaro, novos 10 de leitos de UTI

Para enfrentar a guerra contra o novo coronavírus é preciso estar preparado. E a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde, vem fazendo a sua parte com a construção de 40 novos leitos na rede municipal, específicos para o tratamento de pacientes com a Covid-19. As obras seguem em ritmo acelerado com previsão de conclusão nos próximos dias.

Dos 40 leitos, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor Matheus Santamaria, o PAM Rodoviária, receberá 30. Serão 16 leitos de suporte avançado e outros 14 de enfermaria. A construção é executada pela Organização Social que tem a gestão da Unidade. As obras no PAM representam um investimento de cerca de R$ 1,2 milhão.

Já os 14 leitos de enfermaria deverão ser os primeiros a serem entregues, uma vez que os serviços estarão concluídos ainda nesta semana e, posteriormente, os 16 leitos de suporte avançado. Os novos leitos se somarão aos 39 leitos de todos os tipos já existentes no PAM.

A unidade terá novos aportes financeiros que serão destinados à aquisição de diversos equipamentos entre respiradores, monitores multiparamétricos, camas hospitalares, oxímetros, eletrocardiógrafos, aspiradores, bombas de infusão e para custeio e manutenção da unidade.

Já no Santo Amaro, a construção dos novos 10 leitos de UTI segue em ritmo acelerado e a previsão de conclusão da obra é até a próxima semana. A nova estrutura de leitos será totalmente climatizada, e será instalado em cada leito um acesso à máquina de hemodiálise, diferente dos mais antigos, que possuíam apenas dois pontos para todos os leitos. Esses boxes (leitos) receberão ainda uma televisão cada, com o intuito de proporcionar um ambiente mais humanizado ao paciente.

No espaço, antes funcionavam parte de setores administrativos do hospital que, com esse reforço, terá 20 leitos destinados exclusivamente a pacientes do novo coronavírus, fora os demais 20 leitos gerais. Em abril, a Prefeitura entregou os primeiros 10 leitos contratualizados com o HSA, específicos para pacientes da Covid-19.

No HSA, a Prefeitura está investindo R$ 1,95 milhão, montante este repassado ao hospital, por meio de projeto encaminhado e aprovado pelo Poder Legislativo, destinado à reforma do local. A secretária adjunta de Saúde de Guarujá acrescenta que “o recurso aplicado na reforma permitiu que hoje possamos estar ampliando esses leitos de UTI”, frisou.