Intervenções integram convênio firmado entre o Município e Caixa Econômica Federal, que garante investimentos de R$ 64 milhões, de um total de R$ 77 milhões, para obras de infraestrutura da Bacia do Rio do Meio

A Prefeitura de Guarujá segue em ritmo acelerado com as obras de infraestrutura viária nas regiões dos bairros Santa Rosa e Vila Ligya, levando qualidade de vida ao moradores locais. Os serviços não param e, nesta semana, está atendendo mais seis ruas, das 46 previstas em projeto, com execução de obras de drenagem, guias e sarjetas, limpeza e recuperação de canal e preparação de base para pavimentação.

As intervenções integram convênio firmado entre o Município e Caixa Econômica Federal, que garante investimentos de R$ 64 milhões, de um total de R$ 77 milhões, para obras de infraestrutura da Bacia do Rio do Meio, por meio do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), assinado em janeiro de 2019.

13 ruas 100% concluídas

Das 46 vias beneficiadas na região da bacia do Rio do Meio, 13 já foram concluídas 100%, com drenagem, guias e sarjetas, calçadas acessíveis, gramado e pavimentação. Entre elas estão as ruas Josefina Sório, João Espósito e José Marques, todas no bairro Santa Rosa.

Nesta semana, os serviços avançam pelas ruas João Silveira (execução de drenagem, guias e sarjetas), Panaiotes Músculis (drenagem), e Agnelo Xavier (execução de base para pavimentação), todas na Vila Lygia. Também recebem os serviços, vias do bairro Santa Rosa: Avenida Manoel da Cruz Michael (limpeza e recuperação do canal e execução de guias e sarjetas) e Valéria Ciconne (execução de guias e sarjetas).

Uma intervenção importante para o conjunto da obra está sendo executada no canal da Avenida Manoel da Cruz Michael. No local, a Prefeitura realiza a recuperação do canal e a execução de alguns pontos de fundação, parede, mureta, limpeza e ramais de drenagem nos canais, com instalação de tubulação com diâmetro de 400 milímetros, além de guias, sarjetas e passeios ao logo da avenida.

Macrodrenagem

Paralelamente às obras de infraestrutura viária, a Prefeitura de Guarujá trabalhou na confecção do material técnico para a execução da macrodrenagem da Bacia do Rio do Meio, que está em fase final de licitação. A macrodrenagem consiste no desassoreamento do leito do rio. O objetivo é dar maior vazão às águas pluviais durante os temporais, contendo as enchentes recorrentes nos bairros localizados na bacia. No desassoreamento serão aplicados R$ 13 milhões do financiamento.