Ação começou no início do mês de abril e já visitou 5.705 residências; nesta semana, ela passará por seis bairros

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) está, desde 9 de abril, intensificando os bloqueios de nebulização com o uso de inseticida em diversos bairros da Cidade. Até o último dia 5, 5.705 casas já receberam o serviço. A iniciativa visa combater a dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. De janeiro até o momento, o Município confirmou 76 casos, sendo 18 em janeiro, 21 em fevereiro, 22 em março e 15 casos no mês de abril.

Os agentes já passaram por casas nos bairros Vila Zilda, Vila Júlia, Santa Rosa, Cidade Atlântica (Enseada), Jardim Santa Maria, além do Jardim Monteiro da Cruz, Pae Cará e Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho. Desta quarta (6) até sexta-feira (8), os agentes passarão pelo Jardim Primavera, Vila Alice e Jardim Las Palmas, além de revisitar Vila Zilda, Jardim Boa Esperança e Santa Rosa.

Para que a ação ocorra com sucesso, a população deve colaborar com alguns cuidados, como sair da casa no momento da nebulização, deixar as janelas abertas, retirar os animais domésticos, cobrir alimentos e utensílios que estiverem sobre o fogão, cobrir alimentos dos animais, retornar para casa normalmente após 20 minutos depois de aplicada a inseticida, entre outros cuidados.

Segundo a coordenadora de Combate às Endemias de Guarujá, o momento é de alerta, e a população pode aproveitar o isolamento social, por conta da pandemia decorrente do novo coronavírus, para cuidar de suas casas e eliminar larvas do mosquito.

“Os locais onde os agentes costumam encontrar maiores focos do Aedes aegypti são quintais, ralos externos, pratos de plantas, garrafas pet e pneus”, alerta a coordenadora, destacando também a necessidade de sempre verificar a caixa d’água para ver se está coberta, piscinas e outros recipientes que acumulam água.

É importante lembrar que, a ação depende das condições climáticas. Desta forma, se chover, mesmo que garoa fina, o cronograma de serviços poderá sofrer alterações, e uma nova data será marcada.

Servidores

Os servidores estão respeitando orientações de prevenção ao coronavírus, utilizando Equipamento de Proteção Individual (EPI’s), além de crachá e uniforme.

Para facilitar a identificação, o agente utiliza uniforme da cor branca e o supervisor, azul marinho, ambas com a seguinte frase na frente: ‘Todos juntos contra o Aedes aegypti – Guarujá’. Na manga esquerda está o brasão da Prefeitura, e nas costas, a informação: ‘Prefeitura de Guarujá, Secretaria de Saúde, Controle de Dengue’.

Em caso de dúvida, o munícipe pode ligar para o telefone (13) 3341-6569, identificar o nome do agente e verificar se a equipe está atuando no seu bairro.

Programação de bloqueio de nebulização para esta semana:

Sexta-Feira (8)
Santa Rosa – Rua Adelino Cardoso
Jardim Las Palmas – Rua Jorge Chaddad