Em uma semana, equipe composta de guardas municipais, fiscais e policiais militares em Atividade Delegada também realizou 10 apreensões de equipamentos

A primeira semana de apreensão de equipamentos de som na faixa de areia das praias de Guarujá demonstra a efetividade da ação coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon). O balanço no período de 8 a 16 de janeiro registrou 484 orientações sobre a proibição do som, 38 aparelhos retirados das praias e 10 apreensões realizadas pelas equipes de fiscalização. Mas, principalmente, tem sido observado pelas equipes nas ruas o respeito à regra e a conscientização da população.

Todos os dias, 80 guardas civis municipais, policiais militares em Atividade Delegada (quando, em dias de folga, os agentes voluntários atuam com a hora paga pelo Município) e fiscais integram a Operação Especial de Verão de Fiscalização 2024. As equipes percorrem as seis principais praias de Guarujá distribuindo material informativo e fiscalizando o cumprimento do Código Municipal de Posturas, que prevê as regras de praia.

Para a titular da Sedecon, a lei é bastante clara e será cumprida com rigor a fim de garantir que a praia seja contemplada por todos. “A orientação é que os equipamentos de som não devem estar na faixa de areia, mesmo que desligados. Por esse motivo, alertamos que aparelhos de pequeno porte não podem inclusive estar à vista. Já no caso dos equipamentos maiores, eles devem ser levados embora da praia. No caso de reincidência ou não cumprimento, haverá a apreensão”, explica, ressaltando que a operação seguirá até o Carnaval.

A professora de dança Lucimayre Elizandra da Costa Araújo Dias, de 47 anos, garante que voltará a usufruir da praia com a família após a efetividade da nova medida. “Tenho um filho autista severo e, para ele, o som na praia é uma agressão. Pode ser algo muito simples para muitas pessoas, mas não podemos frequentar a praia nesta época, pois ele é muito sensível e fica bastante agitado e incomodado. É uma conquista muito grande não só para ele, mas para todos”, diz a moradora de Vicente de Carvalho.

Denúncias

Durante os trabalhos, que seguem das 10 às 17 horas, as equipes também contam com reforço em terra, caso seja necessário. A Central 153, telefone da GCM para queixas e denúncias, recebia, nos primeiros dias da nova medida, em média, 20 chamados por hora relacionados às denúncias de som, sendo o horário de pico das 13 às 14 horas.

Confira o que não é permitido nas praias de Guarujá:

• Animais

Proibido o acesso na faixa de areia

• Caixas de som

Proibido equipamento de som de qualquer tipo, inclusive desligado

• Tendas

Proibida a instalação de tendas, barracas ou similares

• Churrasco

Proibido churrasqueiras e similares

• Bicicletas

Proibido o estacionamento e o trânsito na faixa de areia