Na UPA Matheus Santamaria foram 8.728 pessoas atendidas. Já na UPA de Vicente de Carvalho, 5.447, até o último dia 5; Guarujá foi pioneira no Estado em adotar o Plano Contingente de Coronavírus

Em meio à pandemia do novo coronavírus, cidades precisaram estabelecer protocolos e padronizar fluxos de atendimento. O objetivo é proteger o maior número de pessoas possível. A forma efetiva que Guarujá estabeleceu para alcançar essa meta foi o Plano Contingente de Coronavírus, em pleno funcionamento, desde a declaração do status de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em março. Nesse plano, até agora, mais de 14 mil atendimentos já foram realizados. Só no mês de maio, foram 8.951 pessoas atendidas.

Guarujá foi o município pioneiro no Estado de São Paulo em adotar um Plano Municipal de Assistência ao Paciente com Sintomatologia Respiratória, com documento publicado no Diário Oficial do Município, em 19 de fevereiro.

Como parte do Plano Contingente, o Município instalou complexos de triagem em duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que, normalmente, possuem grande fluxo de pacientes. Uma carreta e duas tendas foram instaladas em cada um desses locais, sendo eles a UPA Matheus Santamaria (Av. Santos Dumont, 856 – Santo Antônio), conhecida como PAM da Rodoviária e a UPA de Vicente e Carvalho (Av. São João, 111 – Pae Cará).

Há, também, cinco tendas individuais, parecidas com cabines, em que pacientes podem fazer a coleta de swab nasal, soroterapia e oxigenação.

Ao todo, até agora, já foram realizados 14.175 atendimentos desde a instalação dos equipamentos. De abril para maio, houve um aumento de 61% na demanda de atendimentos, com destaque para o dia 22 de maio, que totalizou 394 atendimentos, somando os dois postos. Na UPA Matheus Santamaria, foram 8.728 pessoas atendidas e na UPA de Vicente de Carvalho, 5.447 atendimentos, ambos registrados até a última sexta-feira (5).

Nesses complexos, profissionais da saúde da Atenção Primária realizam o processo de triagem com base na metodologia Fast Track e no Protocolo de Manchester, que mede a gravidade da situação de pacientes. Os cuidados primários são uma parte vital do sistema de saúde e têm um papel na minimização da carga dos casos de Covid-19.

Contágio

Cabe ressaltar que, no caso da gripe comum, toda pessoa que contrai o vírus infecta em média cerca de 1,3 pessoas. Para o coronavírus, essa taxa é de 2,2. A taxa de mortalidade pela gripe é de 0,1%. Estima-se que a da Covid-19 aumente conforme a progressão da pandemia. O objetivo desses complexos ao ar livre, além de agilizar o atendimento e aliviar a sobrecarga do sistema público de saúde, é fazer com que a taxa de contaminação de terceiros seja menor que o estipulado.

“O impacto dentro da UPA diminuiu bastante com a triagem feita nas tendas. No PAM da Rodoviária, em 90 dias as tendas atenderam seis mil pessoas. Seriam duas mil pessoas por mês, que passaram pela triagem e foram medicadas externamente ao pronto socorro, fora da UPA. Imagina se todas essas pessoas adentrassem a unidade”, explica a diretora de Urgência e Emergência.

Desinfecção

Também como parte do Plano Contingente, equipamentos que visam a intensificação da higienização foram instalados não só nas UPAs, mas em vários locais estratégicos da Cidade. São eles: as estações de higienização, que possuem pias com dispensers com sabonete líquido e as tendas de descontaminação, que utilizam gotículas de hipoclorito de sódio em suspensão para higienização de roupas de transeuntes.

Essa foi uma tecnologia usada por complexos industriais no sudoeste da China, que já possui a pandemia sob controle. Esses equipamentos fazem parte da parceria da Prefeitura com a empresa AM Serviços.

As estações de higienização completas (isto é, com as pias e a tenda de descontaminação) estão instaladas na UPA Matheus Santamaria, que teve uma estimativa de 8.078 usuários no mês de maio; na UPA Enseada (Av. Dom Pedro I, s/nº - Balneário Guarujá), com 1.760 usuários entre 16 de maio e último dia 4; na UPA Vicente de Carvalho, com 5.260 usuários em maio; no City Plaza Ferry Boat (Praça Nações Unidas, s/nº - Vila Ligya), com mil usuários por dia; no terminal de passageiros de Vicente de Carvalho, também com mil usuários por dia e na travessia de barcas de Santa Cruz dos Navegantes, com 60 usuários diários.