Ao todo, 4.032 atendimentos já foram realizados nas duas estruturas; ação faz parte de conjunto de medidas para a prevenção da Covid-19

Desde 20 de março, até a última quarta-feira (22), os postos volantes, que contam com duas carretas e quatro tendas, e que atendem exclusivamente pacientes com sintomas de doenças respiratórias, realizaram 4.032 atendimentos. O maior volume é o da estrutura em frente à UPA Matheus Santamaria, conhecido como PAM da Rodoviária (Avenida Santos Dumont, 856 – Santo Antônio), que registrou 2.698 atendimentos.

Na estrutura montada em frente à UPA de Vicente de Carvalho (Avenida São João, 111 – Pae Cará), foram realizados 1.334 atendimentos desde março.

Desinfecção

Além das carretas e tendas que estão presentes nas duas estruturas e são destinadas à triagem de pacientes, duas tendas de descontaminação também estão realizando atendimentos. A do PAM da Rodoviária está em funcionamento desde 31 de março, enquanto a da UPA de Vicente de Carvalho vem realizando atendimentos desde o dia 6 deste mês.

Ao todo, as tendas já fizeram 1.968 atendimentos até a última quarta-feira (22), sendo 1.425 na da UPA Matheus Santamaria e 543 na UPA de Vicente de Carvalho. Além de pacientes, neste número também estão sendo computados atendimentos a funcionários e acompanhantes.

Nas tendas, antes de acessarem a área de triagem, os pacientes passam por uma ducha que desinfecta as roupas, a fim de evitar a contaminação pelo novo coronavírus. O processo de desinfecção é feito com sulfato e hipoclorito de sódio em um paciente por vez, durando cerca de 20 segundos.