Município também instituiu um Comitê Econômico para discutir medidas de incentivos aos empreendedores, visando à manutenção de emprego e renda

A Prefeitura de Guarujá vem estudando medidas para auxílio à economia local em meio à pandemia do novo coronavírus, que desde o dia 24 fechou parte do comércio no Município, seguindo deliberação do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) e a política de contenção ao vírus, adotada pelo Governo do Estado.

A primeira medida é a prorrogação por 30 dias de todas as taxas relativas à licença e funcionamento do comércio fixo, ambulante e permissionário. O vencimento da parcela ocorreria na próxima terça-feira (31). Outra medida adotada pela Administração Municipal foi a criação de um Comitê Econômico, pós calamidade pública Covid-19, que será responsável por realizar estudos e designar políticas relacionadas à recuperação econômica municipal. O comitê será composto pelas secretarias de Finanças (Sefin), Coordenação Governamental (Segov), Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep) e Advocacia Geral do Município (AGM).

A Prefeitura de Guarujá destaca que o momento é de complexidade, e toda a problemática da questão econômica tem que levar em consideração questões pontuais, pois cada município tem um perfil diferente. Por isso, postergar os vencimentos de pagamentos de determinadas obrigações para alguns setores da economia é um dos caminhos que está sendo trilhado. Outra vertente é estudar alternativas para a recuperação econômica após o período inicial recomendado de isolamento e programar a implantação dessas ações de incentivo à retomada das atividades.

“Teremos impacto no mercado de trabalho, na arrecadação tributária, na demanda por crédito, nos setores de turismo, portuário, comércio e serviço, além do microempreendedorismo e empreendedores de subsistência. O objetivo é reduzir esses impactos na cadeia produtiva local, fazendo com que Guarujá se recupere o mais rapidamente possível da crise”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário do Município.