Formação abordou protocolos básicos de preparo das refeições destinadas aos mais de 34 mil alunos da rede municipal de ensino


A Prefeitura de Guarujá realizou, no último dia 15, uma capacitação junto a 140 agentes de alimentação da rede municipal de ensino. O objetivo da iniciativa foi discutir as atualizações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sobre a resolução número 6, de 8 de maio de 2020, que regulamenta as regras para o fornecimento adequado de refeições aos estudantes.


Durante quatro horas, entre os períodos matutino e vespertino, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e os colaboradores discutiram diversos protocolos da rotina de trabalho nas cozinhas. A higienização pessoal e do ambiente, o manejo adequado de utensílios, bem como o armazenamento de alimentos não perecíveis e hortifrutigranjeiros fizeram parte das orientações.


A Gerência de Alimentação Escolar da Seduc, responsável pela formação, contou com a participação de técnicos e nutricionistas para tratar sobre os recursos. O objetivo do Município é, sobretudo, atender todos os requisitos para o fornecimento de alimentação adequada aos mais de 34 mil estudantes da rede municipal de ensino de Guarujá e Vicente de Carvalho.


Mais de 800 mil refeições


Atualmente, a Prefeitura de Guarujá serve, diariamente, cerca de 40.600 refeições, entre café da manhã, almoço, lanche e janta. No balanço mensal, o número chega a 811.800 merendas. Trata-se de uma política pública fundamental para que o Município fortaleça a segurança alimentar e o combate à fom