Postes antigos estão sendo recuperados para confecção de balancês e gangorras, dando vida às praças e beneficiando centenas de crianças

Imagina um poste antigo sendo transformado em uma gangorra ou um balancê. Isso não só é possível como está sendo feito pela Secretaria de Operações Urbanas (Seurb) de Guarujá. A Seurb está recuperando materiais inservíveis para construir áreas recreativas em locais públicos da Cidade, beneficiando centenas de crianças. O entorno do Conjunto Wilson Sório, no Santo Antônio e o Morro da Bela Vista (Morro do Macaco) foram contemplados, recentemente, com os equipamentos.

Com a revitalização do parque de iluminação pública de Guarujá, postes antigos estão sendo substituídos por novos, gerando resíduos urbanos. Para reutilizar esse material, o secretario titular da Seurb teve a ideia de utilizá-lo na construção de gangorra e balancês, levando vida às praças dos bairros.

Postes que foram retirados devido à colisão de trânsito também estão sendo reaproveitados pela iniciativa. “Nossa intenção é que mais bairros do Município sejam atingidos com esse projeto. Além de levar diversão às comunidades, queremos também colaborar com o planeta, dando novas funções aos materiais que seriam descartados no aterro”, explica o secretário.

Os equipamentos estão sendo remanejados pela Diretoria de Próprios Públicos, que está utilizando mão de obra própria para a confecção. Os trabalhos de recuperação estão sendo realizados com postes de ferros que são cortados nas pontas e, posteriormente, recebem uma camada de tinta.

“No Morro da Bela Vista, já havia um playground montado, mas a estrutura de madeira estava deteriorada. Agora, a comunidade ganhou um novo parquinho. Até o final desta semana, um novo playground será instalado na comunidade Prainha, em Vicente de Carvalho.”, completa o diretor de próprios públicos.