Com isso será possível mapear os locais com maior número de transmissão, além de reforçar monitoramento de pessoas que tiveram contato com paciente infectado

Cinco mil kits de testes rápidos estão sendo adquiridos pela Prefeitura de Guarujá para o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). A Secretaria Municipal de Saúde já iniciou o processo de aquisição, por meio de compra emergencial de legislação instituída nesse período de pandemia, para um primeiro montante de quatro mil testes. Os outros mil estão sendo adquiridos direto com fornecedor com a compra que dispuser de entrega imediata.

Com a aquisição será possível rastrear no Município os locais que possuem maior número de transmissão local, além de reforçar o monitoramento de pessoas que tiveram contato com o paciente infectado. Todos esses testes são reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A expectativa é que esses testes fiquem prontos em até duas horas.

A previsão de chegada dos mil testes deverá ocorrer nos próximos dias, desde que haja um fornecedor que atenda todos os critérios exigidos pela Sesau. Já os quatro mil restantes, o fornecedor garantiu a entrega para meados de abril. O motivo é que, em função da pandemia do novo coronavírus, a maioria das empresas não têm conseguido atender a demanda crescente, de forma imediata, dos municípios.

O teste rápido é uma importante estratégia, inclusive uma das principais recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Mesmo com a compra dos testes rápidos, vamos continuar com os testes pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), especificamente, quanto aos casos mais graves”, declarou o secretário de Saúde de Guarujá.

Ele destaca que o Adolfo Lutz vem levando de 15 a 20 dias para apontar o resultado dos exames de casos suspeitos da Cidade. A Sesau entende que o aumento substancial nestas suspeitas em todo o Estado de São Paulo impactou na produção dos resultados dos exames. “Por isso, à princípio, os testes rápidos serão mais um auxílio para mapear testes de toda a Cidade”, comentou.

Paralelamente, a Sesau ainda aguarda uma orientação do Ministério de Saúde ou do Estado, sobre a possibilidade destes testes serem encaminhados ao Município, e demais questões como em qual quantidade e para quem será indicada a utilização.

Utilização do teste rápido

Para o uso, os profissionais de Saúde deverão obedecer um protocolo de procedimentos. Por exemplo, deverão ser notificados e coletados os casos suspeitos de Covid-19 somente de pacientes com mais de sete dias de início dos sintomas e, em casos graves, moderados ou internados.

Com isso, esses exames passarão a ser realizados na Cidade pelo Laboratório de Saúde Pública de Guarujá localizado na Unidade Complexa William Rocha, que fica na Rua Hélio Ferreira, 370, no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho.

É importante ressaltar que os critérios clínicos para a solicitação dos exames serão adotados em pacientes com sintomatologia obrigatória como falta de ar, desconforto respiratório com tosse e/ou dor de garganta e/ou febre e/ou mialgia (dores musculares).