Saiba como recorrer às principais queixas; atendimento continua remotamente, de segunda à sexta-feira, das 9 às 15 horas

Diante do cenário atual de prevenção contra o Covid-19, o Procon Guarujá reforça seu compromisso com o consumidor. Afinal, alguns problemas persistem durante todo o ano, inclusive neste momento de pandemia. É o caso dos serviços fornecidos por redes de telefonia, por exemplo. É preciso que o cliente saiba como proceder e recorrer aos seus direitos, mesmo com o atendimento presencial do Procon suspenso por tempo indeterminado, além das audiências de conciliações e retornos.

Uma das reclamações mais comuns é sobre produtos adquiridos que apresentam defeito dentro do prazo de garantia. Para esse caso, cabe acionar a assistência técnica, não o comerciante, e solicitar os reparos necessários. É essencial guardar comprovantes e protocolos que demonstrem os pedidos de reparo.

Caso a solicitação não seja atendida, o Procon intervirá assim que os atendimentos voltarem ao normal, após o período de quarentena. O mesmo conselho também é valido para problemas com produtos e serviços de telefonia.

Segundo o Diretor do Procon Guarujá, durante o entendimento com as empresas, seja qual for o ramo, é de extrema importância que o consumidor registre tudo de forma escrita, ou seja, guardando e-mails e mensagens.

Por tratar-se de uma situação extraordinária, é esperado solidariedade e harmonia nas negociações. Por isso, é fundamental que as empresas prestem orientações e estejam abertas a negociar soluções viáveis e satisfatórias.

Para outras situações como imposição ou cobrança abusiva ou indevida, o consumidor deve ligar para os telefones (13) 3358-2530 e (13) 3387-3171 para mais orientações. O atendimento do Procon será realizado através desses canais, de segunda à sexta-feira, das 9 às 15 horas.