Periódico científico Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology pré-selecionou o Projeto ‘Atlas da Poluição’, da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), para publicação

O Projeto ‘Atlas da Poluição’ – um estudo que analisa o impacto ambiental das atividades portuárias em Vicente de Carvalho nas últimas décadas – criado há dois anos pela Prefeitura de Guarujá, despertou o interesse da revista científica holandesa Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology (Boletim de Contaminação Ambiental e Toxicologia, em português), da editora Springer, uma referência no setor. O estudo guarujaense está sendo avaliado pelos especialistas da revista para publicação.

A pesquisa é uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá (Semam) com as universidades de São Paulo (USP) e Nove de Julho (Uninove), recentemente concluída após dois anos em execução. Ela consiste em rastrear e monitorar a poluição atmosférica da região de Vicente de Carvalho utilizando as bromélias como um bioindicador.

Durante o processo, as espécies instaladas estrategicamente em árvores, foram renovadas mensalmente e encaminhadas para análises químicas, de modo a serem identificadas as alterações da planta e traçar um paralelo com indicadores de saúde para a diminuição dos impactos ambientais ocasionados pelas atividades locais.

A ação constatou a contaminação atmosférica por cádmio e cobre, substâncias emitidas por veículos automotores, principalmente caminhões, um dos meios de locomoção mais utilizados em operações portuárias.

Desde o princípio, os pesquisadores envolvidos visavam, sobretudo, a iniciativa como meio para a criação de políticas públicas capazes de beneficiar tanto a população da Cidade, quanto as do entorno.

“Quando um projeto como esse é compartilhado em outras localidades, a possibilidade de adesão ao mesmo se expande. A sociedade precisa estar situada sobre as consequências de suas práticas ao meio ambiente, fazendo-se necessário cada vez mais o uso da ciência em favor da vida,” comemorou o secretário de meio ambiente.