Medida atende famílias vítimas da tempestade de março, além das impactadas pela pandemia. Na primeira etapa, foram distribuídas cerca de 18 mil cestas. Quem ainda não retirou os alimentos pode fazê-lo até sexta-feira (7)

A Prefeitura de Guarujá inicia na próxima segunda-feira (10) a segunda fase da entrega de cestas básicas para famílias em vulnerabilidade social inseridas nos cadastros municipais. Na primeira etapa, foram atendidas aproximadamente 18 mil famílias. A ação representa a continuidade das políticas públicas municipais de garantias de direito e assistência a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Essa sexta-feira (7) é o último dia para quem ainda não retirou os alimentos da primeira etapa. As cestas não são acumulativas, os beneficiários precisam retirar de acordo com o mês vigente.

As entregas seguem em dois polos: no Ginásio de Esportes Marivaldo Fernandes o o Guaibê (Av. Santos Dumont, 420 - Santo Antônio) e na Escola Municipal 1º de Maio (Av. Adriano Dias dos Santos, 611 - Vicente de Carvalho). Para retirada dos alimentos, é obrigatória a apresentação de RG e CPF atualizados. Para adentrar os postos de distribuição é necessário o uso de máscara.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.  A lista com os nomes dos contemplados, locais e horários para retirada das cestas está disponível no site da Prefeitura (www.guaruja.sp.gov.br). Para conhecê-los, basta clicar na logomarca do Programa de Segurança Alimentar do Município.

Público-alvo

Os alimentos são destinados às pessoas efetivamente vitimizadas pelas duas calamidades públicas oficialmente declaradas na Cidade, em razão dos deslizamentos e enchentes causados pela tempestade de março e pelos impactos da pandemia da covid-19, que prejudicaram significativamente diversas atividades econômicas.

Para receber a cesta básica, porém, é preciso estar inserido nos cadastros municipais, como o Cadastro Único (Cadúnico), que abrange beneficiários do Programa Bolsa Família, por exemplo.

As cestas básicas foram adquiridas por ata de registro de preço, com utilização de verba arrecadada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá.