Dos sete positivos na primeira fase do levantamento, Guarujá já soma até agora 53 casos confirmados da Covid-19, causada pelo novo coronavírus

Em Guarujá, a quarta e última etapa da pesquisa regional de Prevalência da Covid-19 na Baixada Santista (Epicobs) acontece a partir desta quarta-feira (17) e prossegue até o sábado (20). A iniciativa visa identificar pacientes assintomáticos, através da aplicação de testes aleatórios. Até o momento, esse levantamento já apontou um total de 53 casos confirmados da Covid-19 em pessoas que não apresentam nenhum sintoma da doença.

Em cada fase foram aplicados 434 testes. Na primeira, a pesquisa teve sete casos da doença, na segunda outros 18 e mais 28 positivados na terceira fase. A expectativa é que mais de 1.700 pessoas sejam testadas aleatoriamente em Guarujá, de um total de 10 mil em toda a Baixada Santista.

Na ação, que acontece concomitantemente nas nove cidades, os agentes de controle de endemias e comunitários de saúde da Prefeitura são distribuídos em quase 20 bairros da Cidade. Na testagem, os munícipes recebem em casa a visita da equipe de saúde composta por, pelo menos, quatro integrantes incluindo profissionais de enfermagem, odontólogos, farmacêuticos e outros que chegam identificados por crachá e em veículo oficial da Prefeitura, com equipamentos de proteção individual (máscara, óculos e avental).

A Epicobs visa desenvolver um mapeamento do percentual de indivíduos que já tiveram contato com o novo coronavírus e mediante esses resultados sugerir aos prefeitos medidas na tomada de decisões sobre, inclusive a flexibilização ou não do comércio.

A testagem é realizada mediante autorização da pessoa por termo de consentimento e consiste na realização de um pequeno furo na digital de um dos dedos para extrair a gota de sangue, por meio de uma lanceta descartável. Em seguida, a amostra é colocada num dispositivo, que após 15 minutos emite o resultado. Durante o procedimento, os munícipes respondem a um questionário que contém informações socioeconômicas e de cunho pessoal que incluem: sexo, idade, profissão, renda familiar e o nível de conhecimento sobre o coronavírus.

A compra dos equipamentos para os exames foi financiada pela Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), com realização da Fundação Parque Tecnológico de Santos e reúne mais de 40 pesquisadores de todas as universidades da Região.