Lavagem da fachada, vias de acessos e calçadas dos equipamentos será executada duas vezes ao dia, no período da manhã e à noite

A Prefeitura de Guarujá expandiu os serviços de desinfecção das unidades de saúde, como medida preventiva ao contágio do novo coronavírus (Covid-19). Os trabalhos de higienização, agora, estão sendo executados pela Secretaria de Operações Urbanas (Seurb). Na manhã desta sexta-feira (27), as equipes da Seurb realizaram a limpeza dos arredores da UPA de Vicente de Carvalho, Hospital Emílio Ribas, Ambulatório Referência de Especialidades (ARE) e Farmácia do Cidadão (Vila Júlia).

Foram designadas duas equipes para a execução do serviço, que será feito duas vezes ao dia, dividido na parte da manhã e à noite. Na lavagem está sendo usada a mistura de quaternário de amônio, um tipo de desinfetante de amplo espectro, e detergente neutro em alta concentração. Todos esses produtos são usados especialmente para desinfetar áreas hospitalares.

A partir das 18 horas desta sexta-feira (27), a segunda parte dos trabalhos será realizada na UBS Santa Rosa (Rua Manoel da Cruz Michael, 387), Usafa Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25), Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I (Rua Carlos Neringh, 640), Centro de Recuperação e Fisioterapia de Guarujá (Av. Adhemar de Barros, 210), sede do Programa Docinhos (Av. Manoel da Cruz Michael, 343) e na Usafa Jardim Las Palmas (Rua José Alves de Oliveira, s/n).

Neste sábado (28), das 7 às 13 horas, a programação vai atender unidades de saúde localizadas em Vicente de Carvalho. As ações serão realizadas nos arredores da UBS Prainha (Rua Nova, 170) e na Usafa Sítio Conceiçãozinha (Rua Santo Antônio, 62).

Nos próximos dias, a ação percorrerá as demais UBS’s, Usafas, Unidades de Saúde da Família (Usafas), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I, II, III e AD), Centro de Referência em Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Fonoaudiologia (CROOF) e o Centro de Especialidade Odontológica (CEO).

Além desses, também estão inclusos no cronograma da Seurb a lavagem do entorno do Serviço de Internação Domiciliar (SIAD), Centro de Recuperação e Fisioterapia de Vicente de Carvalho, Instituto da Mulher (Casa Rosa), Residência Terapêutica, Consultório na Rua e Unidade Complexa Willian Rocha.

Parceria com a Sabesp

A higienização de equipamentos de saúde teve início na última quarta-feira (25), quando o entorno da UPA da Rodoviária, Hospital Guarujá, UPA de Vicente de Carvalho e o Hospital Emílio Ribas foi lavado. A iniciativa ocorreu através de uma parceria da Prefeitura e Sabesp.

Os serviços continuaram na quinta-feira (26), nas proximidades do Ambulatório Referência de Especialidades (ARE), na Vila Júlia; e do Hospital Santo Amaro, na Vila Maia.

Na ação, os colaboradores utilizaram água com hipoclorito de sódio, substância capaz de destruir a cápsula (capa) protetora do vírus.