Munícipes podem solicitar atendimento psicológico de segunda à sexta, das 8 às 17 horas, pelos telefones (13) 3355-8445 e (13) 3386-1981

Para amenizar os danos psicológicos causados pelo confinamento das pessoas, em função do isolamento social na pandemia da Covid-19, os Centros de Atendimento Psicossocial (CAPSs) estão atendendo os munícipes, através dos telefones (13) 3355-8445 e (13) 3386-1981, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Em funcionamento há pouco mais de um mês, o canal recebeu cerca de 50 ligações por dia. Os casos mais comuns foram de stress, medo, ansiedade, depressão e até mesmo de tentativas de suicídio. Após triagem, os pacientes recebem apoio psicológico via telefone, semanal, durante o tempo necessário, dependendo do caso.

“Os CAPS III, para transtornos mentais, e AD, para usuários de álcool e drogas, foram escolhidos para centralização das atividades presenciais necessárias”, explica a psicóloga e gerente da unidade. O primeiro CAPS está localizado no Jardim Boa Esperança e o segundo na Vila Áurea, ambos em Vicente de Carvalho e funcionando 24 horas.

Em algumas situações, o atendimento é agendado para a forma presencial, respeitando as recomendações de saúde e segurança dos órgãos oficiais. Já para pacientes com transtornos mentais graves, as unidades estão realizando acolhimento integral de, aproximadamente, 15 dias, até que tenham condições de voltar para os cuidados da família.

As unidades de CAPS contam uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.